quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Saga de um povo



Mãos brancas empunhando armas. Mãos perversas e pensamentos inescrupulosos. Arrancaram a ferro e fogo os filhos dos braços de uma mãe. Chorou a mãe África e de suas lágrimas surgiriam filhos guerreiros e cultura diversificada que foi imitada por vários povos. O sofrimento ainda é sem fim. Viagem trágica, contra a vontade de quem corria livre nas estepes com os antílopes! O banzo era o sentimento do filho órfão nos porões da crueldade sem fim!  A chegada a um mundo estranho e pálido gerou medo e incerteza. Eles não aceitaram a escravização, mas a opressão e a brutalidade impostas forçosamente não lhes deixaram outra escolha. O choro enraivecido e o  coração humilhado. O suor e o sangue caíam sob várias chicotadas....o açoite era o atestado da imensa covardia! Mas o coração guerreiro não aceitava  o jugo! Houve a fuga. Ouviram passos... Era Zumbi em meio ao matagal cerrado correndo descalço e ofegante! Negros fugidos fundaram aldeias. Apesar da resistência muitos foram destruídos junto com seus lares. Mas não conseguiram destruir o seu legado cultural! Com todos os revezes da vida ainda tinham tempo de expressar a sua cultura desde o canto melancólico ao lembrar-se de sua pátria mãe, passando pelos rituais e culminando nas músicas e danças alegres que emanassem do ambiente lúgubre do interior da senzala. A cultura africana buscava expansão. Vieram as Leis e a felicidade foi geral!! E o futuro??? Mesmo sem o chicote e o tronco extintos aparentemente, ficaram as cicatrizes registradas para posteridade e mesmo assim prevaleceu um ranço maligno carregado de preconceitos diversos, faltas  de oportunidade e reconhecimento pelo trabalho que gerou o progresso que sustenta até o hoje a nação. Quando observamos a segregação racial,  as favelas, as discriminações em suas várias formas e situações concluímos que a escravidão ainda impera e, toda escravidão só será banida com a conscientização do valor interior de cada um. A nossa indolência interior permite a escravização! A luta continua! A mãe África empobrecida  e usurpada vê com orgulho seus filhos que resistiram e mesmo ferida  faz uma prece por todos que acreditam no sonho de liberdade. Não permitamos que as pessoas sejam avaliadas pela cor da pele e sim, devido as suas capacidades e qualidades que precisam ser desenvolvidas. A consciência negra é muito mais do que uma estampa de “100% negro” na frente da camisa, de danças que chamam atenção e não  expressa protesto a conjuntura atual ou de qualquer tipo de corte cabelo  inventado pelos ditames da moda! O valor do negro é o valor do ser humano livre.
Jucênio Cordeiro

A VOZ DA GALERA




*Roberto (Lampião) " Quem é o pior do campeonato: Waldson (São Paulo), Teta  (Fim de Linha)  ou Gobi(São Paulo)? Quem me responde!?” Indagou.

*Léo (torcedor)" Barrão precisa participar do quadro "Quero o meu amor de volta" Sugeriu.

*Paulo Cabeça - "Falem ao  Diretor de Arbitragem que ele peça demissão! Chega disso! Os clubes é que tem que pagar?"Protestou.

*Vera (torcedora) -" A Treze de Maio tá toda desorganizada". Disse.

*Marli (torcedora) - "Cabecinha faz jus ao nome: Pensa pequeno!". Comentou.

*Patrão(torcedor) "Gostei!"Abreviou.

FATOS



BOLA CHEIA!!!!!                             
                                                                                             

-Ao volante atacante "pulmante', incessante e amante do bom futebol Maia que arrebentou no jogo do Fim de Linha contra a Treze. Parabéns!
-Ao "atropelo" no segundo tempo do Fim de Linha por que não dizer sobre a Treze de Maio (equilibrada até a maluquez de seu treinador) a equipe passeou e venceu convencendo!Parabéns!





BOLA MURCHA

- O grande nosso goleiro Celismar  (Fim de Linha) tomou um frangolino tremendo do jogador Márcio Bittencourt (Treze). Quem o salvou das alugações foi o seu time que ganhou e tudo ficou em paz! Haja frango neste campeonato hein!
-O jogador Moisés do São Paulo quer estar no inacreditável futebol clube. Perdeu um gol escancarado! Vamos pra escolinha gente!        


A bronca

-Aos gandulas que estão "brincando" na hora séria e que atrapalham  o bom andamento dos jogos!  Com a palavra o seu diretor dos gandulas.
                                      


 




Pisando na bola
  
-O que falar dos atrasos da arbitragem? Com a palavra o seu diretor!

-A falta de compostura e educação do treinador "Alemão" do Ajax que com suas atitudes falta com respeito a todos que estão ali participando do campeonato!  Vamos melhorar Alemão!

Por : Márcio Barbosa 

CENAS  INUSITADAS

-O dedinho “a la glacê” de Jucenio(Liga de futebol) que rodopiou na hora das substituições!Que dureza!

-O Sr Márcio Barbosa (Liga de futebol) que recebeu um petardo lindo por entre as bochechas (e como tem bochechas) aflorando as estrelas de tão tonto que ficou! Se alerte cara!”

FRASES  DA  RODADA
                 
"O menor zagueiro do campeonato Menininho sendo o grande homem da zaga "Ajaxiana"!(Márcio)

"A esperança não quer ser mais a ultima a morrer, pois sabendo da sorte que o reza, queres agora o azar de ser o primeiro!" (Serafim)

Raio x da RODADA 13/11/2011


"Na rodada passada em 14 vezes a rede balançou (recorde); nesta só 6. Talvez seja porque os jogos fossem mais duros e foi mas só no inicio dos jogos. São Paulo e Ajax fizeram um jogo equilibrado e bom. Os times procuraram sempre o gol mas o tricolor errou muitos passes e isso acarretou ineficiência de seus comandados. O Ajax, menos errante concluiu  em duas oportunidades: a primeira na sorte contando com um desvio e a segunda fechando caixão. Os camisas "10" se destacaram principalmente o 10 Edvan do sampa que jogou sozinho na frente. Fim de Linha e Treze começaram bem mas as mudanças bisonhas de Cabecinha acabaram com as esperanças da Treze que engrossou o jogou mas bebeu o vinho da derrota! Ajax, Nova Brasília e Fim de Linha despontam como favoritos. Esperança na zona de rebaixamento. Treze, R.T.M  e  São Paulo na  sul americana!"

Por Márcio Barbosa.

AGRADECIMENTOS


-Ao nosso patrocinador Novo Lar Supermercados  que  nos oferece  total  apoio  e  gentileza  em  estar  com  a  gente!
-A Barão, Val Cabecinha e os  "meninos" que deixaram o campo lindo para mais uma rodada! Parabéns!