quarta-feira, 25 de julho de 2012

Rotina suburbana



Subindo ladeiras não tão históricas como as do Pelourinho, segue o menino com a caixa de picolé, atravessa a rua e aguarda pacientemente o ônibus como se esperasse pelo futuro.  Caminhando descalços por entre as ruas  esburacadas os garotos chegam ao local do “espetáculo” e o preparam com riscos de gesso e gol com apenas duas pedras por meta. O sonho invade aquelas alegres crianças que temporariamente encarnam os grandes e multimilionários astros do futebol. Meninas caminham em grupos conversando como mulheres adultas e detentoras do saber. Do alto laje sobe uma “arraia” colorida que baila na imensidão azul anil. Senhoras voltam do mercado com passos ligeiros e seguros, pois, o dever doméstico lhe impõe a ditadura do meio dia. A silenciosa  manhã denuncia que muitos dos moradores estão no centro da cidade no seu afã diário ou em busca de emprego e de conhecimentos que lhes proporcione a realização dos seus desejos. O bêbado canta um reggae de Bob Marley e  cambaleia por entre ruas e becos. Cães ladram quando passa algum automóvel e a poeira deixada pelo rastro dos pneus suja e  turva a minha vidraça. Comerciantes fazem promoções em cartazes com erros ortográficos. Crianças voltam da escola com expressões alegres;  travessas,  correm uma atrás das outras e  fazem rir os mais velhos. O tempo parece confiar a estes pequenos seres a chave da felicidade. As casas dispostas em cima das encostas nem de longe sonham em ser  "arranhar os céus" e suas fachadas sem reboco denuncia um tipo de  cultura empobrecida e esquecida. A violência ganha clima de deboche  e  vira superprodução na TV. Solitário, um homem tem no  dono do  bar o seu mais sincero confidente e psicólogo. Cai  a tarde e o sol irradia a sua força para todos indistintamente. O moleque afrouxa a linha e faz flutuar  o seu brinquedo preferido. No alto de uma construção o pedreiro une tijolo com tijolo  formando um mosaico de cor avermelhada. Buracos nas ruas acusam o quanto o descaso é  a marca registrada deste lugar. O  crepúsculo  sorrateiramente encobre  a paisagem desordenada dos  menos favorecidos. O ônibus chega lotado da estação. O garoto vendedor de picolé desce cansado e contando as moedas para comprar o pão. A distância entre o subúrbio e o centro da cidade parece  triplicar devido aos intermináveis  engarrafamentos ao longo do trajeto. A novela exibe a hipocrisia de uma humanidade solapada pelos seus próprios conceitos errados! Jovens jogam futebol à noite e o som altissonante dO  porta malas de um carro  quebra o silêncio da rua. A lua gentilmente ilumina a frondosa amendoeira que durante o dia alegrou a muitos com  sua sombra. A maioria  dorme  e  a  paisagem tosca é encoberta pela noite voraz envolve e faz o menino vendedor de picolé sonhar com dias melhores. 

Jucênio
 

NOTA DA REDAÇÃO 22/07/2012


Fomos chamados por dois torcedores que estavam no  fundo campo (lado que dá acesso ao Fim de Linha do bairro) onde foi feita a denúncia (constatada in loco) que garrafas de cervejas quebradas ofereciam perigo a todos inclusive aos pequenos gandulas que a todo momento passam por ali para apanhar as bolas. Diante desta situação confirmada,  pedimos encarecidamente aos vendedores locais que recolham essas garrafas e dêem uma destinação mais adequada ao lixo para  que infração não se repita e não ofereça mais risco a todos. 

                 Reportagens de Campo: Márcio Barbosa e Dudu Oliveira  

AGRADECIMENTOS:


  •  -Aos colaboradores Pedro, Val Cabecinha, ao menino da marcação do campo(Bracinho) e aos moradores que finalmente sanaram o problema de esgoto que assolavam a todos em algumas rodadas.A prática da boa educação e união deveram ser o nosso carro-chefe.Parabéns!

  • -Ao companheiro Tiago e  ao Ícaro Argolo que prestigiaram a grande festa da Treze de Maio e que o apoio venha bem forte e concreto!

PATROCINADOR OFICIAL DO CAMPEONATO
  •   Novo Lar Supermercados


NOTA



A LESA não se compromete, não se identifica a nenhuma conjugação política mediante a suposições que atrapalham o contexto de trabalho desta instituição! O compromisso da LESA é proporcionar um entretenimento a comunidade com a prática do Futebol Amador ampliando futuramente a outras praticas esportivas dentro dos anseios de todos. Quaisquer políticos ou candidatos, os mesmos trarão a sua ajuda e o seu trabalho apenas para a comunidade como um todo e não a instituição! Que fique claro e dito!

Raio X da Rodada 22/07/2012



Sem W x O tivemos uma rodada movimentada. Fim de Linha e Titã quase que fizeram um duelo. A bem da verdade o "Fim" desfilou o seu tão esperado futebol e "arrasou" o Gigante que ficou anão vendo um plantel se destacar;  jogadores com toque de bola,  lances de efeito e produtividade. Parabéns ao fortíssimo (agora) Fim de Linha. Já o Titã está caindo pelas tabelas e a sua fúria nem lembra mais aquele time do ano passado. Bons Amigos e o "quase" morto Vila Mar entraram em campo. Ou melhor: O Vila Mar jogou com raça, amor a camisa, seriedade,  suor e ganhou! Os Bons Amigos desfilaram prepotência, arrogância, suor a seco, viradas de rostos. Um futebolzinho pífio e até certo ponto ridículo! Aquele grande plantel que falei em rodadas passadas eles esqueceram. Melhor acordarem pra vida assim como Treze de Maio, São José e RTM. O certame não acabou!"

 Por Márcio  

Jogos da rodada 22/07/2012


      Fim de Linha  4 x 0   Titã

1° Tempo: Fim de Linha e Titã abriram mais uma rodada do nosso campeonato em clima de revanche (no campeonato livre  2011 a equipe do Titã eliminou o Fim de Linha no mata-mata) mas  logo na saída do passe Madson, marcou  gol mais rápido do campeonato (três segundos) abrindo o placar para a equipe do Técnico Zelito Félix, com a “gentil”  colaboração do goleiro  Jorginho do Titã: Fim de Linha 1 x 0. Após este gol  as equipes  passaram a buscar o gol do adversário de uma  forma mais burocrática com excesso de passes e chutes equivocados. Madson achou mais uma chance e cabeceou por cima da meta de Jorginho. Leandro Leonardo do  Titã avançou,  chutou e a bola cobriu a meta do goleiro Júnior do Fim de Linha. Edmar se livrou da marcação da zaga do Titã e mandou um balaço desta vez o goleiro Jorginho fez uma ponte e mandou a escanteio. A apesar da boa movimentação do atacante Júlio o Titã não conseguia empatar a partida, pois, o  goleiro   Júnior  e a zaga do Fim de Linha formada por Walney e Carlos Antônio estvam sintonizados.   Para  piorar as coisas para equipe do Técnico El,  o meia Leandro Leonardo sentiu-se mal em campo e foi substituído por Jeferson. O jogo apresentado pela equipe de Zelito Félix estava mais solto do que nas partidas anteriores e Edmar,   Alexsandro”Muchacho”  e Alexsandro Nogueira davam a partida um estilo de jogo mais corrido com passes mais precisos. O Titã não repetia o jogo de sua estréia, mas o zagueiro Anderson e Luciano “Du”, apesar de terem disposição, não conseguiam mudar a história do jogo nesta primeira etapa. Jeferson cobrou uma falta com precisão e o goleiro Júnior defendeu, e  mostrou porque ele é titular onde chega. Madson após o “meteórico gol” não apresentou mais outra jogada  que levasse perigo ao gol de Jorginho. Anderson ainda no fim do primeiro tempo subiu e cabeceou e mais uma vez Júnior defendeu. Fim dessa primeira etapa com  o placar: Fim de Linha 1  x  0 Titã.    
2º Tempo: O jogo continuava bastante movimentado e a equipe do Fim de Linha buscava o gol com mais objetividade. A equipe Titã parecia sonolenta e para piorar recebia um esquema de marcação muito forte por parte do seu adversário. Tentando melhorar o astral de sua equipe o Técnico El colocou Ricardo no lugar de Raimundo e Argus entrou  no lugar de Adaílson. O Titã deu uma discreta  melhorada e numa jogada bem trabalhada  o atacante Júlio isolou o que seria o gol de empate. O Técnico Zelito colocou Venício no lugar de Danilo. Venício já entrou mostrando para que veio e fez boa jogada com Madson e Alexsandro obrigando a zaga do Titã formada por Anderson e Xande trabalhar mais. Júlio avançou e chutou cruzado e Júnior defendeu. Edmar deu a resposta para o Fim de Linha, mas a bola ganhou a linha de fundo. Luciano”Du" saiu e entrou o zagueiro Tita pela equipe do Técnico El . O Fim de Linha chegaria ao seu segundo gol através de uma cobrança de falta onde Muchacho mandou um “tirombaço”  e  a barreira “titânica” abriu: Fim de linha 2 x 0 para alegria de Araújo e Léo Brucutu. O Titã saiu para o jogo e o Fim de Linha fez mais um com Alexsandro Nogueira que marcou de cabeça aproveitando a distração da zaga do Titã: Fim de Linha 3 x 0 para a alegria de Báia que pulava de alegria na torcida. Com este gol o Titã fez mais outra substituição desta vez Antônio Carlos no lugar de Jeferson. Edmar saiu e entrou Ramon. A equipe do Fim de Linha parecia muito com a equipe CHOPM 1/Tremendão do Cabula que participou do nosso Campeonato em 2006. Madson saiu e entrou Everaldo”Negrito”. O Fim de Linha ficou mais solto no jogo e tinha maior volume de jogo devido à tranquilidade favorecida pelo placar totalmente a seu favor. Com isso Venício acertou um chute e a bola passou  por baixo das pernas do goleiro Jorginho: Fim de Linha 4 x 0 para alegria de Milton e Lêle. A zaga do Titã bateu cabeça equase Venício faz o quinto gol, mas a partida chegou ao fim com o placar em favor da equipe do Técnico Zelito: Fim de Linha 4 x 0 Titã. O Fim de Linha voltará a campo no dia  12/08 onde enfrentará a equipe da Treze de Maio às  10:20hs  e o Titã enfrentará o Esperança no dia 19/08, também às  10h20min.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio                                                                                    
Hora: 09h22min.
Árbitro: Juarez   
Gols: Madson, Alexsandro”Muchacho, Alexsandro Nogueira e Venício

Fim de Linha: 1-Romildo Jr, 16-Walney, 4-Carlos Antônio, 5-Alexsandro”Muchacho”, 17- Edmar (22- Ramon),10-Danilo (20-Venício), 7-Alexsandro Nogueira  e  9- Madson( 13-Everaldo”Negrito”)
Técnico: Joselito Felix

Titã: 1-Jorginho, 4-Anderson, 3-Alexandre ”Xande”, 08-Luciano ”Du” (Tita),        10–Leandro Leonardo (15-Jeferson e depois  Antônio Carlos),  23 Raimundo(Ricardo), 5 – Adaílson (Argus)  e    9-Júlio Ribeiro
Técnico: Edson ”El”

Por:  Jucênio



Bons  Amigos 1 x 2  Vila  Mar
 
1º Tempo: Como dizia o saudoso Benjamin Wright “futebol é uma caixinha de surpresas”. Pois quando a maioria dos telespectadores que estavam no Campo de Futebol da Rua Treze de Maio no domingo 22 de Julho de 2012, achavam que os galácticos da equipe do Bons Amigos venceriam fácil a equipe do Vila Mar, viram o inverso. Logo no inicio Carlos Augusto “Tatu” assustou a defesa adversária. Bons Amigos respondeu com José Carlos “Bubuca”, porém Vinicius fez uma defesa arrojada nos pés do atacante. Maroto e Hugo tramaram boa jogada, mas foram interceptados por Mauricio que ao lado de Ademílson “Nenem” davam tranquilidade ao arqueiro Vinicius. Elton e Tatu seguiam assustando André. Com a partida sendo jogada de forma aberta para os atacantes de ambas as equipes, quem passava a se destacarem eram as defesas. Então Edcarlos com chutes de longa distância tentava surpreender André. Fredson, Hugo, Maroto e até o zagueiro Fabiano tentavam pela equipe do Bons Amigos, mas a equipe perderia um atleta em campo no fim do primeiro tempo, Cosmo foi expulso. E assim terminou a primeira etapa. Bons Amigos 0 x 0 Vila Mar.

2º Tempo: Com um jogador a menos em campo o treinador Sergio “Tabaco”, tirou Maroto e colocou o zagueiro Alecsandro. A equipe do Vila Mar passou a pressionar e dava espaço para o Bons Amigos contra atacar. A defesa da equipe do Bons Amigos ia se virando de qualquer jeito. Anderson “Pissú” de cara com o goleiro obriga o mesmo a fazer uma defesa difícil. O treinador Ionildo põe gás novo em campo, saiu Tiago e entrou José Carlos. Logo o Vila Mar abriu o placar Elton ajeita e Rafael completa para o gol. Bons Amigos 0 x 1 Vila Mar. Nova muda na equipe do Bons Amigos, saiu Fredson e entrou Manoel. Porém se as coisas já não iam bem ficou pior para o Bons Amigos, pois perdeu mais um expulso, desta vez foi Alecsandro outro zagueiro. E o INACREDITÁVEL também passeia por aqui e entrou em campo com o centroavante Elton que livre, debaixo da trave conseguiu a façanha de tocar por cima. Com dois atletas a menos, se arriscar ao ataque foi fatal para o Bons Amigos, O Vila Mar encaixou um contra ataque com quatro atletas contra apenas um do Bons Amigos e Elton desta vez não perdoou e fez o seu. Bons Amigos 0 x 2 Vila Mar. Os torcedores do Bons Amigos não acreditavam no que estavam vendo. André não deixa Edcarlos fazer o terceiro e espalma a escanteio. Bons Amigos esboça uma reação e Hoton que havia entrado no lugar de Anderson “Pissú”, cobrou escanteio, o arqueiro Vinicius se atrapalha e a bola vai para o gol. Bons Amigos 1 x 2 Vila Mar. O Vila Mar  acaba perdendo também um atleta expulso, foi o Rafael. Mas já era tarde e a raça e modéstia da equipe do Vila Mar venceu o que podemos chamar de salto alto da equipe do Bons Amigos. Fim de partida, Bons Amigos 1 x 2 Vila Mar. A equipe do  Bons Amigos  voltará a campo no dia 12/08, às 09h00min contra o Vila e o Vila Mar no  dia 19/08 enfrentará o São José também  às 09h00min.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio     
Hora: 10h28min
Árbitro: Juscelino “PT”
Gols: Rafael e Elton (Vila Mar) e Hotono(Bons Amigos)

Bons Amigos: Bons Amigos: 31-André, 21-Cosmo, 04-Fabiano; 08-Fredson (16-Manoel), 13-Maroto (05-Alecsandro), 19-Anderson “Pissú” (09-Hoton) e 07-José Carlos “Bubuca”; 10-Hugo.
Téc. Sérgio Vieira “Tabaco”.

Vila Mar: 01-Vinicius, 40-Ademilson “Nenem” e 33-Mauricio; 05-Tiago (89-José Carlos), 30-Rafael e 20-Edcarlos (88-Samuel); 10-Carlos Augusto “Tatu” (99-Daniel) e 11-Elton (23-Gilmar). Téc. Ionildo.
Por: Pedro

CLASSIFICAÇÃO
COLOCAÇÃO
EQUIPES
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
IDEAL
9
3
3
0
0
10
3
 7
VILA
9
3
3
0
0
8
1
 7
F. DE LINHA
7
3
2
1
0
9
4
 5
RAÇA
7
3
2
1
0
5
3
 2
JUVENTUDE
7
3
2
1
0
4
2
 2
TITÃ
6
4
2
0
2
6
7
-1
B. AMIGOS
4
3
1
1
1
4
3
 1
PSV
4
3
1
1
1
7
7
 0
ESPERANÇA
4
3
1
1
1
4
4
 0
10º
VILA  MAR
3
4
1
0
3
3
13
-10
11º
BAHIA
2
3
0
2
1
1
2
-1
12º
R.T.M
0
3
0
0
3
4
7
-3
13º
SÃO JOSÉ
0
3
0
0
3
1
5
-4
14º
TREZE
0
3
0
0
3
4
9
-5
  
ARTILHARIA
ATLETAS
GOLS
EQUIPES
RODRIGO
05
VILA
JÚLIO RIBEIRO
03
TITÃ
CLEBETON
03
IDEAL
DUDA
03
IDEAL
MADSON
03
FIM DE LINHA