quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nasce o sol a 2 de Julho


Ao preservar a memória, perpetuamos a história! A chama da liberdade saiu do recôncavo e chegou a Pirajá! Infelizmente  a cada ano a data Magna da Bahia, (um dos importantes fatos históricos do Brasil) o Dois de Julho, vem ganhando personagens diferentes, pois, estávamos acostumados a ver as figuras dos heróis  nacionais como Madre Joana Angélica, Maria Quitéria (primeira mulher soldado) General  Labatut, além do caboclo e da cabocla que representam o povo em combate. A proliferação de candidatos e políticos consolidados no poder fazem do desfile um grande comitê a céu aberto, pois, como é uma festa de caráter popular “eles estão onde o povo está”. As grades separaram o povo do poder! Manifestantes de vários segmentos aproveitam o sentimento patriota para reivindicarem o que por incompetência não foi atendido. Das sacadas crianças ficam confusas com os caramanchões que trazem  a cabocla e o caboclo e a parafernalha de aspirantes ao poder que atuam como autênticos “caçadores de votos”. Os heróis da independência são apresentados em um desfile que reúne fanfarras, autoridades, forças militares e uma multidão arrebatada pelo sentimento patriótico ou mesmo por mera curiosidade!  O povo no poder é o pensamento democrático que se volatiliza no meio da  fumaça trazida pela alvorada de fogos antes do início do desfile. A liberdade foi  o principal fundamento de uma batalha marcada pela adesão popular para extirpar de vez os últimos remanescentes opressores do domínio português. Apesar da resistência que causou derramamento de sangue em solo baiano o povo venceu! Hoje em dia  os protestos continuam de forma pacífica, com “caras pintadas” e gritos de guerra. Cadê o nome do aeroporto que homenageava o Dois de Julho? Quem foi Madeira de Melo? Qual o verdadeiro nome do Marquês de Abrantes? Todos viraram nomes de logradouros e nem todos os baianos sabem o porquê dessas homenagens ou “batismos”. Pirajá e Cabrito pólos importantes da luta lembram apenas bairros suburbanos recheados de mazelas sociais que muitos políticos fazem questão de esquecer! Cachoeira capital da resistência! São Francisco “Mata-Maroto”! Lapinha/Soledade início do cortejo. Vitória baiana-brasileira sacudiu a estrada da Liberdade! O povo baiano mostra que indiferente aos vários estigmas e preconceitos sabe lutar cada dia fazendo valer os seus direitos. Da Cidade Alta nasce o sol a Dois de Julho convocando  os nativos desta terra para se animarem diariamente para combater o menosprezo para com este chão que nos abriga como filhos! A Ilha sorri feliz e iluminada pelos raios que deixam ver o seu povo liberto dos liames ditatoriais dos inimigos estrangeiros. Salve o Recôncavo! Bravos lavradores e escravos que não se intimidaram com as tropas inimigas e enfrentaram corajosamente a tirania portuguesa! “Nossa pátria hoje livre,  dos tiranos não será!” 

Salve o Dois de Julho!
Jucênio


NOTA DE FALECIMENTO


ANTES DE CADA PARTIDA FOI RESPEITADO UM MINUTO DE SILÊNCIO E OS INTEGRANTES DA LIGA USARAM UMA FAIXA DE LUTO EM MEMÓRIA DE EDNILZA (DENI) DIRETORA DA EQUIPE TREZE DE MAIO E COLABORADORA DA LIGA. SEGUE AQUI OS NOSSOS PÊSAMES.


AGRADECIMENTOS


  • -Ao Presidente Barão e Val Cabecinha pelo trabalho e força! Vamos sempre mencionar isto aqui por que vocês são os braços fortes desta Liga!
  • -Ao Diretor Deilton que esteve  ausente por uns dias mas mostrou o mesmo empenho dos velhos tempos. Parabéns.
  • -Ao colaborador Pedro  que fez as duas resenhas dos jogos com seriedade  e  um olhar crítico de primeira linha. Parabéns.

PATROCINADOR  DESTA   RODADA:
  • Novo Lar Supermercados

Raio X da Rodada 01/07/2012


"Uma rodada de luto extremo. Perdemos  uma colaboradora e um grande ser humano nesses dias (Deni). Não foi um dia tão bom por isso a rodada foi morna. Raça e Vila Mar fizeram um jogo feio, fraco e só intenso nos minutos finais.O Raça penou, suou, trabalhou muito pra vencer o Vila Mar neste domingo; vimos que a qualidade técnica caiu. A equipe Raça está  desfigurada  na sua amplitude de grande time; caiu o seu plantel  e precisa melhorar! E agora?  É esperar.  PSV e Titã  fizeram um jogo mais arisco e melhor.  O PSV chega a primeira vitoria e tira o cem  por cento de aproveitamento da equipe titânica!"

Por Márcio

Jogos da rodada 01/07/2012


Raça 1 x 0  Vila Mar

1° Tempo: Com o Raça tentado chegar à ponta da tabela e o Vila Mar buscando uma melhor colocação na tábua de classificação. Foi dada inicio a rodada do dia 01/07/12. E foi o Vila Mar quem atacou pela primeira vez com Roberval chutando com muito perigo. Mas a equipe do Raça tratou de dá a resposta imediatamente com Ueverson “Sinho”, chutando cruzado, mas a defesa do Vila Mar livrou o perigo. O Raça que desde o inicio deste certame, não mostrou ainda aquele futebol do time Tetracampeão do Campo da Rua Treze de Maio, dava as caras para partida e Jorge, Anderson “Xexéu” e Sinho iam conduzindo o Raça ao ataque. E foi com Xexéu cobrando escanteio e Sinho pegando a sobra de bola na entrada da área que a equipe do Raça abriu o placar. Raça 1 x 0 Vila Mar. Então o Vila Mar saiu pro jogo e passou a dar trabalho à defesa do Raça. Marcelo goleiro do Raça cobrou falta e abola tocou o travessão do goleiro Tiago. O Vila Mar passou atacar mais a equipe do Raça e Luan era quem se destacava pela equipe do Vila Mar, dando muito trabalho aos zagueiros Fofo e Fábio. O Raça contra-atacava, mas tinha suas jogadas neutralizadas pela defesa adversária. E assim terminou a primeira etapa.
2º Tempo: Precisando reverter o placar, O Vila Mar voltou com tudo pra cima do Raça, e Luan em cobrança de falta quase marca. O Raça se defendia e ia jogando seu futebol abaixo do esperado por sua torcida e até mesmo seus adversários. Moisés errou um passe que por pouco não resultou em gol do Vila Mar, Luan foi parado com falta, Carlos cobrou e Marcelo defendeu. Então surge a primeira substituição no Raça, saiu Moisés e entrou Ubirajara”Bira”. O Raça tentava impor seu ritmo de jogo, mas era abafado pela defesa do Vila Mar, este, porém atacava, mas seus atacantes esqueceram o caminho do gol. A partida até parecia treino de ataque contra defesa, e em mais uma oportunidade Luan não acerta o gol. A equipe do Vila Mar tinha a partida nas mãos e não conseguia fazer o gol. Nos acréscimos Roberval ainda teve mais uma chance e cabeceou sozinho pra fora. Fim de jogo Raça 1 x 0 Vila Mar. O Raça jogará no dia 29/07 onde enfrentará o Ideal 09:00hs e a  equipe do Vila Mar  voltará a campo no dia 22/07, 10:20hs contra o Bons Amigos.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio            
Hora: 09h13min
Árbitro: Humberto “Nariga” 
Gol: Uerverson”Sinho”

Raça: 01-Marcelo 04-Jailson “Fofo”, 06-Fábio, 18-Expedito, 08-Anderson “Xexéu” (07-Roberto) e 17-Sinho (05-Alex); 11-Jorge e 03-Moisés (20-Ubirajara “Bira”). Téc. Paulo
Vila Mar: 01-Tiago 40-Ademílson “Nenem”, 33-Mauricio, 11-Otávio, 38-Roberval e 10-Carlos; 77-Luan e 20-Gerson (88-Samuel). Téc. Gilmar
Por:  Pedro


PSV   2 x 1   Titã

1º Tempo:  De um lado o PSV buscando mostrar um bom futebol e entrar na briga pela classificação, do outro o Titã invicto querendo assumir a liderança isolada. Para muitos uma partida que teria pouca emoção, mas não foi isso que quem estava lá no campo da Rua Treze de Maio viu. O que foi visto foi o Titã tratar de logo pra cima e abrir o placar logo no inicio da partida, com Júlio driblando o zagueiro do PSV e de cara para o gol fazer PSV 0 x 1 Titã. Quem achou que o Titã iria golear estava completamente enganado. E com pouco custo o PSV ia tomando conta da situação, mas errava na hora do último passe. Mas conseguiu o empate após uma sequencia de cobranças de escanteio, em uma dessas cobranças a defesa do Titã falhou e a bola sobrou para Robson que só fez empurrar a bola para a rede do goleiro Anderson Dias. PSV 1 x 1 Titã. As torcidas faziam a festa, incentivando sua equipes dando força a seus atletas que batalhavam muito para vencer a partida e o campo encharcado. O Titã conseguiu equilibrar a partida, mas o primeiro tempo terminou mesmo empatado. 

2º Tempo: Buscando melhorar seu poder de marcação o Titã mudou logo no intervalo tirando Anderson Correia e colocando Alexandre. A marcação melhorou, mas num vacilo da defesa Ricardo chutou forte cruzado para virar o placar. PSV 2 x 1 Titã. Com esse placar o Titã se lançou ao ataque e mudou novamente saiu Michelon e entrou Emerson. Mudança também no PSV saiu Robson e entrou Leonardo. A equipe do Titã promoveu um festival de mudanças e se perdeu dentro de campo, enquanto isto o PSV ia fazendo o tempo passar, administrando bem a partida. O destemido Júlio tentava de todas as maneiras evitar a derrota de sua equipe, porém não era dia do Titã que perdeu sua invencibilidade neste certame. Fim de partida PSV 2 x 1 Titã. A equipe do o Titã  voltará a campo no dia 22/07, às 09h00min contra Fim de Linha e o PSV no dia 29/07 enfrentará o Bahia às 10h20min.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio   
Hora: 10h28min
Árbitro: Cantuária
Gols: Róbson "Robinho" e Ricardo (PSV) e Júlio (Titã)

PSV: 01-Júnior Félix, 13-Isaque, 05-Adriano, 04-Luis Carlos, 10-Ricardo e 17-Jones; 11-Marcos e 09-Robson. Téc. Eliseu

Titã: 01-Anderson Dias, 04-Anderson Santos, 27-Anderson Correia, 08-Luciano, 23-Raimundo e 14- Alisson; 17-Michelon e 09-Júlio.

Técnico: Edson”El”

Por: Pedro