sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Figura paterna (Editorial 04/08/2013)



  

Olhe lá vem o meu pai, sua expressão facial e os seus passos são  de cansaço. Ele para  e conversa sobre futebol com o vizinho. Nas mãos ele traz um saco. Corro ao seu encontro e seu esvaimento parece sumir quando me vê. Ele me carrega e me  entrega o saco e dentro dele tem uma bola de futebol. Corro alegre  e dou os primeiros chutes e então agradeço com candura nos olhos e felicidade no sorriso. Gosto de imitá-lo e até torcemos pelo mesmo time. Vamos ao campo juntos e lá está ele correndo atrás da bola. Eu vibrei com o gol dele como se fosse uma final de campeonato mundial. Confesso que fiquei mais alegre por vê-lo feliz do que pelo tento marcado. Do lado de fora ele me ensina que a vida é como um jogo de futebol: uns ganham e outros perdem e que a diferença está apenas em como aceitamos a vitória ou a derrota! Criaram um dia só para ele no oitavo mês do ano. Ele  é muito especial para ter apenas esta data! Lembro que ele às vezes intervinha de forma áspera nas minhas travessuras; mas hoje sei o quanto isso representou para mim. O pai é a figura forte do lar e é o professor incansável que tem um jeito peculiar de ensinar o caminho pela estrada da vida além de alertar sempre para os perigos e dissabores que podemos encontrar neste trajeto. Zela pela segurança e educação dos filhos e procura utilizar princípios que ratificam o caráter, a honestidade e atenção em tudo o que se faz. Pai de família, Chefe  da casa, essas são  atribuições que lhes são  conferidas pela sociedade que vê nele o exemplo de coragem e dignidade para cuidar da sua prole. Vejo as linhas impiedosas do tempo marcarem seu rosto que contemplo com amor e reverência. Seus cabelos vão aos poucos prateando, mas ele continua o mesmo só que com um pouco menos de paciência. As mãos calosas e ásperas  da vida laboriosa me confindenciam que nunca devemos desanimar e insistir sempre  nos nossos objetivos. Ensinou-me uma profissão embora hoje eu tenha outra totalmente diferente, mas este ofício também continua sendo muito útil para mim. Hoje também sou pai e confesso que ficou marcado como um filme os princípios de amizade, carinho e honestidade que ele me ensinou, pois agora posso ver o quanto valioso foi cada palavra dita, expressa de forma coerente e sem maquiagem. O seu legado deitou raízes profundas e os seus conceitos mesmo não fazendo mais parte da minha época ainda me inspira em muitas coisas. Posso apenas dizer que sou muito grato por tê-lo como pai e que os laços de amizade e de amor que nos uniu  ainda perdura forte  como um rochedo e ao mesmo tempo estrondante  como o marulhar das ondas. Aos pais devemos ser gratos por nos conduzir com  braços fortes e representar virtudes marcantes que serão como  um farol na nossa estrada da vida. Parabéns pais, painhos, papais, paizinhos e em todas as formas carinhosas que nunca cansamos de chamá-los.   

Jucênio

Nota, Agradecimento e Aviso



MINUTO DE  SILÊNCIO:

Foi respeitado um minuto de silêncio nos dois jogos  em memória do Sr. Manuel, conhecido por nós como Consileque. Pai do jogador Diego Leonardo e grande incentivador do nosso trabalho.
Nossos pêsames


AGRADECIMENTO:


-Ivo, "Jegue", "Jeurie", Dudu Moura, Jucênio, Meu Sentimento, Val Cabecinha e a todos que ajudam a deixar a nossa Treze De Maio Linda todos os domingos:

Escolinha  do  Prof.  Tichai

Terça-feira  e  Quintas-feiras
08:00hs às  10:00hs
13:00hs às   15:00hs
Revelar novos talentos do futebol brasileiro nós queremos fazer cidadãos fazer com humildade.

(Tel:  71-8651-7688)

Aviso

 
Grande Show Na Mangueira com LUZ DO REPENTE e convidados neste domingo de Pais apartir das 4 horas ao lado da casa de materiais de construções ROZI. Contato para shows: 8810 2014(Wellington(Sapo)Venham
Papai Fest  No Bar de Agnaldo!Neste domingo às 12 horas com a banda Neo e seus blue caps! Participe!Na Treze no dia onze!venham!

Jogos da Rodada 04/08/2013



Ideal   4  X  2   Fim de Linha 
 
1º Tempo: Promessa de grande jogo! Em campo uma velha e sadia rivalidade: Loteamento x Fim de Linha. O Ideal viera a campo com o melhor que dispunha do seu elenco e com um banco de reservas lotado e preparado. Já equipe do Fim de Linha veio muito desfalcada, valendo até de membro da diretoria (Secão) escalado para atuar e  com poucos atletas para as prováveis substituições. O Ideal começou melhor com boas investidas de Alex Santos e Ivanzinho. O Fim de Linha resistia e César  Augusto estava bem na defensiva. Bubuca fez boa jogada e tocou pra Alisson que rolou para Secão encher o pé tirar o zero do placar: 1 x 0 para o Fim de Linha. Na saída do passe quase o empate do Ideal, pois, o goleiro Fábio Melo se atrapalhou, mas Danilo estava em cima da Linha e tirou o perigo. Ivanzinho fez boa jogada e passou para Keno que avançou e chutou o goleiro defendeu e na volta Keno cruzou para a área e Alex Santos cabeceou por cima. O jogo estava lá e cá e o gol de empate do Ideal veio de um belo chute de primeira dado por Alex Santos: 1 x 1. Saiu Judson e entrou Tiago Gomes no Ideal. Bubuca, Alisson e César Augusto se destacavam na equipe de Zelito Félix. O Fim de Linha não se entregava apesar do Ideal ser melhor em campo. Alisson chutou e a bola tinha endereço  certo, mas o atacante/Diretor Secão involuntariamente tirou o que seria o segundo gol de sua equipe. Bubuca chutou e  Jackson defendeu com dificuldade. Tiago Gomes cobrou lateral e Ivanzinho subiu mais alto que a zaga do Fim de Linha e fez: 2 x 1. Vira vira do Ideal. O Ideal imprimiu um ritmo mais forte  com Tiago Gomes, Ivanzinho e Alex Santos. Saiu Secão e entrou Xexéu no Fim de Linha. Assim terminou o primeiro tempo: Ideal 2 x 1 Fim de Linha.  

2º Tempo: No primeiro chute a gol do Fim de Linha veio o gol de empate com Cesar Augusto e a “prestimosa” colaboração do goleiro do Ideal Jakson; 2 x 2. Este gol deu uma equilibrada na partida que teve um domínio maior da equipe do Loteamento na primeira etapa. O Ideal se refez do susto e colocou a bola no chão.  Keno estava fazendo uma boa partida ao lado de Alex Santos, Tiago Gomes e Ivanzinho.  O Ideal foi pra cima com Tiago Gomes que chutou a zaga do Fim de Linha afastou, Alex Santos pegou a sobra, chutou, Fábio  Melo deu rebote na volta Helder chutou por cima. O Fim de Linha estava com uma postura mais defensiva. Tiago Gomes largou petardo e Fábio Melo defendeu bem. Bubuca fazia suas jogadas com Alisson que agora tinham como apoiador o conhecidíssimo Xexéu. Marcos Assis entrou no lugar de Ivanzinho no Ideal. Bubuca cobrou lateral, mas Alisson chutou fraco e facilitou  o trabalho de Jakson. Tiago Gomes rolou para Keno que encheu o pé colocou novamente a equipe da Rua Ideal na frente: 3 x 2. O Fim de Linha se abateu e não conseguia articular jogadas de perigo. Alex Santos chutou, a zaga do Fim de Linha bateu cabeça e a bola foi pra no fundo do gol de Fábio Melo: 4 x 2 para o Ideal. Bubuca ainda deu chute certeiro, mas Jakson fez  boa  defesa. Fim de jogo e o Ideal está 100% no campeonato e é o líder do grupo B. O Fim de Linha pode ver as coisas piorarem ainda mais, caso a equipe do Vila ganhe o seu jogo, pois, com isto a equipe de Araújo poderá ir parar na lanterna do difícil grupo A.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio   
 Hora: 09:15 hs.
Árbitro: Joseval
Gols: Alex Santos(02), Ivanzinho e Keno(Ideal) e Secão e César Augusto (Fim de Linha)  

Ideal: 1-Jakson; 63-Marcos; 72-Carlos Alberto Santos; 18-Helder(73-Altemir Gois), 61-Ivanzinho(8-Marcos Assis), 84-Keno (27-Neinho) e  29-Alex Santos (62-Verdura); 09-Judson(11-Tiago Gomes). Técnico:  Paulinho

Fim de Linha: 1-Fábio Melo; 4-Danilo; 16-Carlos José; 13-César Augusto;  20-Alisson; 7-Junior Negrito; 18-Bubuca e 21-Secão(3-Xexéu).Técnico:  Zelito Félix

                                                                                                                                           Por:  Jucênio




                 Ajax   1 x 1  Raça


Ajax   1 x 1  Raça

1° Tempo: Logo na saída de bola Clebinho assusta a meta do goleiro Antonio Felipe. Junior tentou responder em cobrança de falta mas a bola foi pra fora. Novamente Junior cobrou falta, Jonatan cabeceou só que William estava atento e fez a defesa para o Ajax. O Ajax tentava o gol e quase marca com Márcio após boa jogada executada por Clebinho, Fofo Travou na hora do arremate. Cal isolado no ataque conseguiu deixar Tininho em condições de chutar, a defesa do Ajax estava precisa e Jeferson chegou a tempo de anular a jogada. Bira de longe chutou com perigo. Marco cabeceou e a bola passou muito perto. Cal recebeu lançamento de Jonatan e serviu a Marco que definiu, mais uma vez William estava lá pra defender. Bira e Clebinho tabelaram, Clebinho tocou para Edvando sozinho dentro da area mas ele não alcançou. No fim da primeira etapa a partida ficou um pouco truncada, algumas faltas e pouca emoção.
2° Tempo: Inicio de etapa complementar e a equipe do Raça mudou por atacado, saíram Tininho, Alisson e Fofo para entrada de Ueverson, Diefison e Piqueno respectivamente. O Raça partiu pra cima do Ajax Diefison com seu poderoso chute começou a assustar a defesa adversaria, Jonatan cobrava faltas com perigo. O Ajax por um momento sumiu dentro de campo. Diefison chutou cruzado e Marco chuta pra fora. Cal dá um voleio e Willian defende. Novamente Diefison cobra falta com perigo. Finalmente o Ajax voltou para o jogo, Márcio lança Clebinho que de cara não aproveita a oportunidade. O técnico Alemão então resolve botar gás novo em sua equipe e coloca Raul no lugar de Márcio. Muita marcação, e jogadas muito duras e nada de sair gol. Alemão promoveu então a segunda mudança em sua equipe saiu Clebinho e entrou Fernando. Marco ganha bola da defesa do Ajax e William impede mais uma vez o gol. O Raça seguia pressionando e o Ajax contra atacando. Só que de tanto pressionar o Raça conseguiu abrir o placar com Diefison num forte chute no canto desta vez William não conseguiu evitar. Raça 1 x 0 Ajax. O Ajax perdeu chance de empatar logo em seguida com Fernando. O Raça continuava atacando, buscando o segundo gol, Cal dsperdiçou uma oportunidade incrivel. Em resposta Fernando acertou a trave, deixando o técnico Alemão com esperança do empate. Edvando sozinho perdeu gol de cara. Cal fez boa jogada e tocou para Marco que na devolução errou o passe proporcionando contra ataque para o Ajax, Lú tocou paara Fernando que girou e soltou a bomba no ângulo para empatar a partida. Raça 1 x 1 Ajax. O Ajax ainda teve a oportunidade de virar o placar com Jeferson cobrando falta mas Jonatan salvou. Fim de partida, Raça 1 x 1 Ajax.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 10:25 hs.
Árbitro: Clodoaldo Mendes
Gols: Diefison (Raça) e Fernando(Ajax)

Ajax: 01-William; 04-Jeferson e 05-João Paulo; 02-Bira, 13-Marcio (17-Raul) e 10-Edvando; 15-Lu e 11-Clebinho(09-Fernando). Técnico. Alemão.
Raça: 1-Antonio Felipe; 03-Fofo (20-Piqueno) e 05-Junior;  16-Tininho (11-Ueverson), 17-Jonatan e 09-Alisson (14-Diefison);   21-Marco (15-Carlos Junior) e 10-Cal. Técnico. Paulo.
Por: Pedro