quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Propaganda Eleitoral (Editorial 14/09/2014)



         
Horário político: minutos preciosos  onde novos e velhos conhecidos prometem melhorar a vida do cidadão.   Algumas pessoas  desligam a TV ou o rádio; muitas vezes esse desinteresse acontece pelo fato dos candidatos ao invés de apresentarem propostas preferem trocar acusações e falam  apenas de projetos ufanistas; mesmo assim existem aqueles que  se interessam pelo conteúdo exibido para tirar a dúvida sobre o voto. Placas,  outdoors,  banners  estão espalhados pelas Avenidas e locais ermos das cidades apresentando as mesmas caras sorridentes que se misturam a números e slogans de campanha. Recursos digitais deixam os candidatos com cara de bom moço. Veja como está mais jovem aquele candidato!  Milagre digital ou poluição visual? São muitos para poucas vagas e a estratégia é usar e, talvez até, abusar do poder de  persuasão para conquistar o maior número de eleitores possíveis. Cada um tem a sua proposta e projeto para resolverem os problemas do povo libertando-o do descaso e melhorando a sua qualidade de vida.Botons dispersos e adesivos   grudados nas camisas, nos bonés e nas paredes dos ônibus anunciam a mudança! Bandeiras ao ar chamam à  atenção e contribui para a fixação dos números e nomes dos candidatos. Panfletos  esvoaçantes sujam as ruas.   Balões gigantes  balouçam ao vento forte das avenidas à  beira mar. Todos querem chegar lá e os que já estão no poder “digladiam”  com os pretensos concorrentes.  A vitória é certa!!  A luta é acirrada em meio a este amontoado de  siglas e partidos numa batalha  eufórica e dispendiosa pelo poder!  Carros de som com jingles de campanha vão e vem a todo o momento a ponto de causar uma confusão sonora nos ouvidos e na mente do eleitor. Olha lá o candidato descendo descalço a ladeira da favela e abraçando o povo! Ele promete, faz discurso, carrega a criança, acena para o idoso e distribui  junto com a sua comitiva simpatia e  panfletos com seu nome e número aos moradores locais. Reflita: voto não é ingresso ou qualquer tipo de vale ou bolsa! É através dele que mudamos ou continuamos sempre na mesma situação.  Mesmo com todo o aparato da propaganda eleitoral é preciso ter consciência e seriedade na hora do voto. Pense  nisso! 

                                                                                                                                              Por: Jucênio

Notas 14/09/2014



Nota de Agradecimento:

A LESA agradece a presença da Polícia Militar (50ª CIPM) no nosso Campeonato.

-A Barão, Carlinhos, Ivo, Kayo, Val Cabecinha, Edson”Ominho”Moisés, Novo Lar, Asteca Materiais de Construção  e outros que constrói a nossa Arena na Treze e assim conseguimos fazer um campeonato Lindo! Parabéns!
                       
 Nota do Repórter:

Dão ex-atleta do Palmeiras Bela Vista contador de história, falou que matou um jacaré de pedrada. Me faça uma garapa!! 

Analise da Rodada e a Critica do Barbosa 14/09/2014



                        Analise da rodada:

"No primeiro jogo um desafio de campões: Boa Paz (Campeão da Liga Via Regional 2014) X PSV (atual Campeão da Treze de Maio). O PSV levou a melhor e venceu de virada o líder do grupo A, o Boa  Paz que começou bem, mas sofreu um apagão no segundo tempo e permitiu a virada mesmo estando vencendo por 3 x 1. O Boa Paz continua líder e o PSV além de reencontrar o seu bom futebol deixou a lanterna e entrou na zona de classificação para a próxima fase. No segundo jogo a equipe do Titã superou o Santos e venceu por 2x0. Destaque para o segundo gol: um golaço de Elielson no ângulo sem chances para o arqueiro do Santos. O Titã também deixou a lanterna e entrou na zona de classificação e o Santos além de sair da zona de classificação, começa a fazer contas para poder ficar entre os quatro primeiros de seu grupo.                   

                      A  Critica do Barbosa

"Criticar o que?Os Ambulantes que não colaboram com a Liga no que diz respeito a um "arranjo" para o custeio da limpeza antes e depois dos jogos? Aos moradores que não brigam por uma caixa de lixo que possa trazer assepsia a todos que ali residem e em que a ambiência nos jogos possam trazer ares de boa conduta com a natureza?  Aos "Babas" de final de semana que não se juntam e não fazem um mutirão em pró dos mesmos e de muitos mais? Aos clubes que não fazem uma Liga entre eles e que isso possa trazer aos seus interesses benefícios nos certames? Aos "empresários" fixos da 13 que não organizam festas e parcerias com a LESA? Aos residentes da 13 (com exceções) que se vendem por alguns trocados a imagem desses politicos fantasmas para tentar se promover?criticar o que?"

Por: Márcio

Jogos da rodada 14/09/2014



Boa Paz  3 X 4  PSV  



1º TEMPO: Em mais uma rodada do nosso campeonato tivemos o confronto do campeão da Liga Via Regional 2014 contra o Campeão 2013 da Treze de Maio Categoria Livre da LESA. A partida começou com as equipes apresentando um futebol franco e objetivo. Tanto é que logo no início Robinho abriu o placar para o PSV mostrando oportunismo na área adversária: 1 x 0 PSV. O  Boa Paz tentava empatar em bolas paradas como a que o artilheiro Cléber cobrou e a bola passou muito perto. Na segunda oportunidade o zagueiro Helder cobrou com perfeição e deixou tudo igual: 1 x 1. Renato entrou livre e desperdiçou uma ótima chance. Cleber cabeceou a esquerda do gol do PSV. Helder cobrou o lateral para a área, a zaga do PSV cochilou e o artilheiro Cleber virou para o Boa Paz: 2 x 1. A partida continuava com boa movimentação Moacir, Gilmar e Robinho se destacavam pelo PSV e o  goleiro Ualisson, Helder, Pipoca, Cará, Bujão e Cleber atuavam bem pelo Boa Paz. No PSV saiu Jackson e entrou o goleiro titular Geovani. Ricardo Pires chutou e a zaga do Boa Paz afastou o perigo. Renato saiu contundido e entrou Jadson. O atacante Cleber sofreu falta na entrada da área. O mesmo cobrou e isolou. Nos acréscimos veio terceiro gol do Boa Paz com Cleber que desta vez cobrou a falta com categoria no canto do goleiro Geovani; 3 x 1 para o Boa Paz que foi para o intervalo com uma boa vantagem no placar e o PSV com a cabeça quente e em desvantagem.
2º TEMPO: Saiu Ricardo Pires e entrou Júlio César no PSV. Um nervosismo tomou conta do jogo, mas a partida tinha qualidade. As entradas dos  atletas  Jadson e Júlio César do PSV deu mais mobilidade no meio de campo da equipe de Juninho. Cleber recebeu a bola de Bujão, mas se atrapalhou. E o PSV diminuiu com Jadson que aproveitou uma ótima chance após o rebote da zaga do Boa Paz: 3 x 2. Então a equipe de Juninho resolveu arriscar e partiu para o tudo ou nada. Robinho quase faz mais um. Gilmar arriscou de longe e Ualisson estava atento e mandou para escanteio. Após a cobrança do escanteio a zaga mandou pela linha de fundo; outro escanteio desta vez Júlio César mandou a bomba  e  Ulisson fez boa defesa. O Boa Paz desceu em contra ataque, mas Bujão errou o passe. Léo lançou para a área e Cleber cabeceou para fora. Jadson fez boa jogada e chutou da entrada da área Ualisson defendeu duas vezes seguidas e na volta ao zagueiro Moacir deixou tudo igual: 3 x 3. Saiu Bujão  e entrou Maroto no Boa  Paz. Maroto fez boa jogada de linha de fundo e cruzou a bola  tocou na mão do zagueiro fora da área. Helder cobrou e a zaga do PSV afastou. Saiu Pinóquio e entrou Marcos Vinícius no PSV. Helder fez boa jogada e tocou para Léo que perdeu o gol cara a cara com o Goleiro Geovani. Gilmar fez boa jogada e tocou para Jadson que entrou livre e chutou por cima da meta de Ualisson. Saiu Robinho e entrou Dado no PSV. E o gol da virada do PSV veio com o zagueiro Moacir aproveitando a chance. Saiu Cará entrou Mirelo. Marcos Vinícius cobrou falta e Ualisson fez boa defesa. Saiu Cleber e entrou Cledenilson. E saiu Léo e entrou Mercival. Mercival achou a chance do empate, mas desperdiçou. O jogo ficou tenso e veio em sequência duas expulsões: Dado pelo PSV e Mirelo pelo Boa Paz minutos depois. Quase o PSV amplia com Júlio César, mas ele cabeceou sobre o gol de Ualisson.  Fim de partida e o PSV quebra a invencibilidade do Boa Paz e  deixa a lanterna do grupo B e de quebra,  deu um passo para conquistar a uma das vagas do seu  grupo. 
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:

Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09h:12min.
Árbitro: Charles
Gol: Helder  e Clebeton”Cleber” (02) (Boa Paz) e Robinho, Jadson e Moacir(02) (PSV).

Boa Paz: 1-Ualisson; 4-Jamerson e 29-Pipoca; 13-Cará (18-Jairo), 19-Bujão (35-Maroto), 6-Helder Passos;  9-Leonardo (27-Mercival)  e 16-Clebeton “Cleber” (10-Cledenilson). Téc. Júlio Santos.
PSV: 22-Jackson(1-Geovani), 4-Moacir, 3-Pinóquio(15-Marcos  Vinícius), 10-Gilmar, 5-Rafael, 11-Ricardo(7-Júlio César),            8-Renato(99-Jadson)  e  9-Robinho (17-Dado)   
Técnico: Juninho

                                                                                                                                             Por:  Jucênio

Titã 2 x 0 Santos 
1º TEMPO: Fechando a rodada tivemos Santos X Titã. Uma partida que começou com a equipe do Titã tomando a iniciativa com Elielson que arriscou de longe, mas sem qualquer perigo. No Santos Thiago”Piruca” tentava armar as jogadas para fazer a bola  chegar ao centroavante Kêka. Xéxeu arriscou de longe e quase surpreende Gabriel. A partida passou a apresentar um futebol burocrático de ambos os lados com chutes a esmo e jogadas sem qualquer emoção. Gerson e Piruca faziam lançamentos buscando Kêka, mas o zagueiro Flávio estava bem colocado na zaga e afastava o perigo. Piruca chutou e Gabriel catou firme. Elielson abriu jogada com Lismar que avançou, mas foi interceptado por Ramon. Boa jogada de Gerson e Piruca que tocou para Xexéu ele desperdiçou mais uma chance. Apesar das equipes correrem e tentar abrir o placar a partida era meio insossa. Flávio, Elielson e Lismar pelo Titã e Gerson e Xexéu pelo no Santos eram os destaques no momento da partida. O Titã  foi mais eficiente e abriu o placar com Davi aproveitando uma das poucas chances reais: 1 x 0 Titã. Davi chutou, mas a bola passou a esquerda do gol do Santos. A partida, nesta primeira etapa, chegou ao final com a equipe do Técnico El vencendo por  1 x 0.
2º TEMPO: Saiu Japão e entrou Jefferson no Titã. No Santos saiu Xexéu entrou Welder. A equipe do Santos voltou melhor e jogava com mais vontade. Ramon chutou e a  bola passou raspando a trave do Titã. Saiu Davi e entrou Ruiran. O Santos pressionava, mas não conseguia converter as chances em gols. Cobrança de falta perigosa para o Titã a barreira ficou praticamente em cima da linha  do gol, mas Lismar acertou a barreira e Ramon afastou o perigo. Saiu Uilton e entrou Junior Negrito. Gerson chutou de longe e quase surpreende Gabriel. Jefferson avançou livre pela direita, mas chutou sem direção. Elielson driblou o marcador e acertou no ângulo do goleiro Fábio Nelo fazendo um golaço: 2 x 0 para o Titã. Após  este gol Elielson se contundiu e entrou Du em seu lugar. Kêka entrou livre e perdeu um gol praticamente feito. Saiu Júlio e entrou Ricardo no Titã. No Santos saiu Ramon e entrou Secão e no Titã saiu Lismar e entrou Anderson. O Santos apenas tentava, mas estava aquém do que o seu torcedor estava acostumado a ver. O Titã cadenciava o jogo e fazia o resto do tempo passar. Fim de jogo: 2 x 0. Primeira vitória do Titã que também deixou a lanterna e entrou na zona dos quatro primeiros que se classificam para a outra fase e o Santos precisa reencontrar o caminho das vitórias e não quiser ficar de fora.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 10h30min.
Árbitro:  Francisco Neto 
Gols: Davi e Elielson.  

Titã: 1-Gabriel, 4-Wesley, 13-Flávio, 8-Lismar(18-Anderson), 10-Elielson(2-Du), 6-Japão(7-Jefferson), 17-Davi(5-Ruiran) e  9-Júlio Ribeiro(11-Ricardo).
Técnico: El 

Santos: 12-Fábio Melo; 3- Uilton(22-Junior Negrito), 5-Muchacho, 8-Xéxeu    (6-Welder), 11-Gerson, 10-Thiago”Piruca” e 9-Kêka 19-Ramon(2-Secão).
Técnico: Joselito Félix.
                                                                                                                                            Por:  Jucênio