quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Democracia (editorial 18/10/2015)

É a forma de governo que permite o exercício livre e igual da autodeterminação política. A liberdade e a igualdade são manifestadas nos anseios populares por mudanças nas condições de vida de todos. A idéia principal é boa, porém o mau uso dessa liberdade tornou-se um efeito reverso e o “tiro” acabou “saindo pela culatra”, pois, muitas vezes são os  frutos dessas escolhas feitas democraticamente que algumas vezes colocam a essência e o sentido da palavra democracia em dúvida. “Governo do povo, para o povo e pelo povo”, ou seja, o que for feito tem que ser direcionado em primeira linha para o bem do povo! Podemos escolher e sermos escolhidos. Temos a chance da mudança! Assim sendo devemos ser cuidadosos e refletir bem sobre o efeito que esta decisão causará sobre a nossa vida e sobre as outras vidas alheias. Unicamente nós somos responsáveis pelo que deliberadamente decidimos como sendo ideal e vemos que o jeito incauto de desdenhar do poder de escolha tem levado muita gente a uma condição de vida desumana enquanto que uma minoria se deleita com a maior parte da riqueza produzida. Um pouco de consciência política melhoraria o nosso sistema democrático. No nosso país a democracia tem completos trinta anos de implantada num processo que ficou conhecido como “Redemocratização”. Muito foi conquistado e além do direito ao voto tivemos os direitos de liberdade de expressão, de ir e de vir etc. Elementos populares passaram a ter mais notoriedade e acesso às informações sobre os governantes eleitos. O povo ocupou espaços inéditos na história política do nosso país, bem como às diversas vagas nos poderes legislativo, executivo ou judiciário. A igualdade de chances para chegar ao poder através do voto direto ajudou a mudar o panorama político e social do nosso país, por outro lado, a desigualdade na distribuição da renda e na formação educacional da população levou muitas pessoas a não ter pleno conhecimento de quais são seus direitos e de como devem “brigar” por eles.  O "jeito político" de cada candidato deixou uma atmosfera impregnada de incertezas, propostas e promessas não cumpridas. Tudo urdido junto com “os direitos do cidadão” e “democracia”. Todos duvidam do estado democrático por causa destes supostos “benfeitores populares” que longe estão de cumprir o propósito principal da democracia que é o bem do povo! Então o que sobra é ganância, corrupção e congêneres que substituíram a igualdade, liberdade e estado de direito que caracterizam a essência original da democracia. Quando escolhemos com consciência e responsabilidade nossos candidatos, quando damos chance de votar e ser votado; quando entendemos e respeitamos as diferentes maneiras de convivência e temos pleno conhecimento dos nossos direitos é que exercemos a verdadeira democracia. 25 de outubro, Dia da Democracia.

Jucênio

Agradecimentos e Notas 18/10/2015

Agradecimentos:

Ao Criador Jeová por mais um domingo de Paz e sem chuva na nossa ambiência matinal adquirida! Aos nossos colaboradores Bruno e Manoel e sua trupe, Barão, Beto, Edson, Big, Ivo, Jucenio, Carlinhos, Dudu’s Caio, Val Cabecinha, Moisés, Marcio, Renata, Rogério e Paulo por mais uma jornada incansável na Arena treze!
                   
Notas:
Todas as quintas feiras tem reunião da lesa com os clubes, na ABEMSA as 20h00min.

DIA 25 DE OUTUBRO DE 2015.

09h00min R.T.M X BARRAGEM  
10h20min IDEAL X FLUMINENSE 

Análise da Rodada e a Crítica do Barbosa 18/10/2015

Análise da rodada:

"Com exceção do segundo tempo do PBV e Força Divina que eu não pude acompanhar, vi no primeiro jogo o ganho do nosso domingo com duas equipes querendo "devorar" o outro em virtude da grande rivalidade adquirida ao longo do tempo. Vimos um futebol mais aguerrido e raçudo do que técnico onde as ações de ambos foram equilibradas no primeiro ato mais com uma leve vantagem dos garotos "Bons" da  Mangueira no segundo ato ,deixando de cabelos em pé o Presidente Binha(do Raça)(Observado por mim) durante o jogo, e da grande massa contraria a equipe tradicional e maioral da 6 de janeiro! Um empate JUSTO pelas circunstância do jogo e que deixa o certame mais gostoso pois matematicamente o Raça ainda não esta classificado e o Bons Amigos brigar pela segunda posição! No segundo jogo, mais leve, vimos os mesmos erros do P.B.V que ainda não mostrou um grande futebol com regularidade e que sofre a duras penas para pontuar! Pegou o atual frio campeão da nossa arena F.D  que soube sair de mais um revés e de virada carimbou cm competência a sua classificação, que hoje se encontra na vice liderança de sua chave. O P.B.V trabalha muito com improvisação e isso tem atrapalhado seus objetivos! 6 times classificados! Dois times eliminados! Quatro times por duas vagas!É isso que nos alegra!Domingo tem mais!"

                             Por: Márcio                    

A Crítica do Barbosa:

"Nesse ano parece que vai ser o ano das eliminações dos chamados "Grandes" na Arena Treze!Ideal, Santos, Barragem e até o Raça podem ficar de fora! Muito lenga lenga nas contratações, zuação  nas redes sociais e na hora "H" vejo equipes desorganizadas! O Raça ganhou do R.T.M sem ninguém no banco de reservas!Por quê? cadê a amizade que gera no meio dito pelo seu presidente? No Barragem vejo altos egos destruindo aquela alegria que sabíamos que íamos ver na Treze com grandes jogos. Cadê? No Santos, jogadores de ponta pensando na "Ponta" pós jogo com muito salto alto e nada de futebol em boa parte dos seus jogos. Cadê?E No caso mais grave o IDEAL! a Idéia de se ver o Ideal fora de um mata-mata nunca ninguém pensou e esta ai, nos aparelhos, na U.T.I, no hospital da BOA SECADA de olho para os adversários, pois, não depende de suas próprias força para avançar!É preciso uma reformulação mental das pessoas que geram este campeonato para que o lado financeiro passivo seja ainda mais deixado de lado e o Financeiro Ativo(aquele que gera no certame como a inscrição) seja imperado ao posto de prioridade para que prêmios maiores por competência adquirida seja a bola da vez sempre!"
                    
                                   Por: Márcio

Jogos da Rodada 18/10/2015

Bons Amigos 1x1 Raça 


Tempo: Em campo duas equipes tradicionais e...rivais. A partida começou em alta voltagem com o Bons Amigos assustando logo no início com Ivanzinho. Mas foi o Raça que quase abre o placar com Vicente após uma bola mal afastada pela zaga da equipe da Rua da Mangueira ele  chutou no canto para Leleco fazer uma grande defesa e evitar o primeiro gol do Raça. Enivaldo Jr. Cobrou a falta e a bola passou perto. Ivanzinho avançou, mas na hora do chute foi travado por Macarrão. Jogo bem movimentado. Após uma bobeira da zaga da equipe de Toddy, Vicente  entrou livre, ficou de cara com Leleco, mas chutou pra fora. O zagueiro Tiago levou a bola pela esquerda, acreditou na jogada;  tocou para a área e Pedro Fernandes de cara largou a bomba e tirou o zero do placar: 1x0 para o Bons Amigos. Mas não deu tempo para comemorar: A bola foi chutada paro gol e Leleco largou no pé de Vicente que não perdoou e deixou tudo igual: 1x1. A partida ficou tensa, mas continuava bem disputada. Pedro Fernandes, Edvaldo Jr., Nelsinho e Ivanzinho eram os destaques do Bons Amigos e pelo Raça Hugo Cruz, Vicente e Enivaldo Jr. Algumas bolas paradas apareceram como boas opções para o desempate da partida, mas Hugo Cruz pelo Raça e Tiago pelo Bons Amigos desperdiçaram.O jogo agradava pela boa disposição das duas equipes em querer vencer e isso  deixava a partida bem  movimentada e boa de ver: Nelsinho marcava bem e arriscava chutes de longe; Vicente além de marcar distribuía o jogo para os atacantes Joadson e Hugo Cruz; Edvaldo Jr conhecido como o  “pittbull” da equipe da Rua da Mangueira era implacável na marcação dos atacantes do Raça. Enivaldo Jr. aparecia como elemento surpresa e dava trabalho ao goleiro Leleco. E nesse ritmo a primeira etapa chegou ao fim com um gol para cada lado.

2º Tempo: A partida recomeçou no mesmo ritmo e o Bons Amigos pressionava tentando de novo ficar  em  vantagem no placar, mas Macarrão e Fofo antecipavam a marcação para impedir o progresso dos atacantes Ivanzinho e Pedro Fernandes da equipe de Toddy. Vicente cobrou a falta e a bola bateu na trave e saiu. Saiu Michelon e entrou Bruno no Bons Amigos. Nesta  segunda etapa as substituições ocorreram  com mais freqüência do que na primeira etapa: Saiu Joadson e entrou Nãe no Raça. Enivaldo Jr. cobrou bem a falta e Leleco fez uma grande defesa. A partida ganhou clima de batalha campal e as equipes se lançavam ao ataque sem temer a derrota. Saiu Léo e entrou Diefison no Raça. Jogo truncado e nervoso. Bruno cobrou a falta; a  bola bateu na trave e teve bate e rebate na área do Raça e a bola foi afastada: na sobra Gilmar chutou fraco e Fábio Melo defendeu bem.  Saiu Enivaldo Jr. e entrou Welder no Raça. Ivanzinho foi pra cima  com tudo e chutou a esquerda do gol de Fábio Melo. Gilmar arriscou de longe e quase surpreende o goleiro Fábio Melo. Apesar de tensa a partida era corrida  e o   Bons Amigos   perdia boas chances  e o Raça marcava em cima. As equipes diminuíram o ritmo após muitas tentativas e nada de gol. A partida então chegou ao fim com um empate bem  valorizado dentro de campo: 1x1.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:14 hs.
Árbitro: Nonato
Gols: Pedro Fernandes (Bons Amigos) e Vicente (Raça)

Bons Amigos:1-Alexinaldo”Leleco”, 20-Tiago, 4-Arlisson, 5-Edvaldo Jr., 8-Nelsinho, 10-Pedro Fernandes (11-Gilmar), 22-Michelon (13-Bruno) e 100-Ivanzinho Técnico: Toddy

Raça: 12-Fábio Melo,  3-Fofo, 9-Léo (8-Diefison), 4-Macarrão, 20-Vicente,7- Enivaldo Jr. (5-Welder), 10-Joadson (11-Nãe) e 6-Hugo Cruz (17-Aurelimilson Jr.)
Técnico: Paulo
                  Por: Jucênio

TODAS AS QUINTAS FEIRAS TEM REUNIÃO DA LESA COM OS CLUBES, NA ABEMSA AS 20:00HS

Força Divina 2x1 Palmeiras B.V


1º Tempo: De um lado o Força Divina precisando vencer para garantir de vez a vaga e o do outro o Palmeiras Bela Vista já classificado, mas procurando chegar à liderança do Grupo A. O que chamava a atenção nesta partida eram os desfalques dos principais jogadores em ambas as equipes. O atleta Japão estava improvisado como goleiro no Palmeiras e alguns reservas viraram titulares no Força. Isso deixava a partida nervosa e o Palmeiras atacava mais. O Força se defendia com Adílio e Rafael. O Palmeiras Bela Vista chegou ao seu primeiro gol após uma cobrança de falta de Wellington a bola bateu na trave e na sobra Ricardo cabeceou pro gol e fez 1x0. A equipe de Tonho não conseguia articular as jogadas devido à  total  falta de entrosamento. A equipe de Ademir era melhor no jogo com  Ricardo e Maroto que a todo o momento incomodava a defensiva da equipe de Jardim Cajazeiras. Robert Daniel e Cal apesar de jogar bem não concluíam bem as jogadas. Wellington lançou para a área, Raian mandou pra escanteio; após a cobrança Cal cabeceou e Japão defendeu bem. Ricardo recebeu a bola se livrou da marcação e chutou; a bola bateu na trave e saiu. A equipe da Rua Bela Vista era melhor na partida e perdia muitas chances reais para ampliar o placar. O Força não conseguia acertar o gol defendido por Japão. O Palmeiras Bela Vista jogava melhor, mas também não conseguia marcar os gols que daria tranqüilidade para na segunda etapa apenas administrar e garantir a vitória. Mas isso não aconteceu na primeira etapa que terminou com a vitória do Palmeiras por 1x0.

2º Tempo: Substituições: Saiu Marcos Villas Boas e entrou Adriano Davi no Força Divina. Essa alteração equilibrou o meio  de campo  e deixou o Força mais ofensivo. Washington entrou livre e Japão se antecipou e tirou a bola a tempo. Keno cobrou a falta e a bola bateu na trave e saiu.  De tanto tentar o Força chegou ao seu gol de empate com o zagueiro Rafael:  após o rebote da zaga alviverde ele pegou de primeira e empatou a partida: 1x1. A partida ganhou mais movimentação com Ricardo, Maroto e Wellington pelo Palmeiras e Adriano Davi, Cal e Rafael pelo Força Divina. O Força crescia na partida e a equipe de Ademir se defendia com Pinóquio e Raian. Wellington lançou para a área; Japão saiu mal e Cal apenas cabeceou para o gol: virada do Força: 2x1. Adriano Davi recebeu a bola e tocou para a área e Cal cabeceou por cima e  perdeu a chance de ampliar o placar. Saiu Maroto e entrou Humberto no Palmeiras Bela Vista. A equipe de Ademir se lançou ao ataque e perdeu duas boas chances: a primeira com Wellington Conceição que chutou da entrada da área  e Jeovan pegou e outra com Nilton que passou pela marcação  mas chutou por cima. Adriano Davi tocou para Wellington e ele demorou em chutar e quando resolveu...chutou pra fora. O Força Divina  recuou um pouco e Rafael, Adílio e Robert Daniel bloqueavam as investidas da equipe da Rua Bela Vista. Adriano Davi lançou para a área e Cal desperdiçou mais uma. Saiu Cal e entrou Leonardo Sales. Mas a partida chegou ao fim com a vitória da equipe de Jardim Cajazeiras que carimbou a vaga para o mata-mata. Final Força Divina 2 x 1 Palmeiras Bela Vista.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:14 hs.
Árbitro: Domingos
Gols: Rafael e Cal (Força Divina) e Ricardo (Palmeiras Bela Vista)
Força Divina: 30-Jeovan, 25-Adílio, 3-Marcos Villas Boas (5-Adriano Davi), 4-Rafael, 6-Wellington, 17-Robert Daniel,9-Washington Luís e 8-11-Cal (19 Leonardo Sales)   Técnico: Tonho
Palmeiras Bela Vista:1-Japão, 4-Raian, 3-Pinóquio, 7-Wellington, 20-Ricardo, 8-Nilton, 11-Maroto (15-Humberto) e 10-Keno Técnico: Ademir Cruz


Por:  Jucênio