quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Equipes Amadoras (Editorial 20/09/2015)

A  várzea sempre foi um lugar de grandes emoções  e celeiro de craques. É o reduto dos amantes do futebol; dali saem os sonhos, as resenhas, os craques, as amizades conquistadas, os segredos da bola e o esboço para a formação de equipes. Não tão distante desta época em  que vivemos tínhamos equipes que eram formadas por  pessoas que realmente amavam o que faziam (amadores). O técnico quase  sempre era o dono da equipe e os atletas tinham um compromisso com o grupo que defendia. Os jogos eram belos e causava enlevo pela técnica e garra apresentados tanto nas vitórias como nas derrotas. O adversário sempre valorizava o resultado. Os garotos que assistiam aos jogos tinham seus craques modelos. Eles tingiam camisas, pintavam os números com tinta a óleo, pediam chuteiras emprestadas e quando não achavam o velho “Conga” do colégio fazia as vezes. Tinha o desafio de uma rua contra a outra no bucólico campinho de barro com traves de bambu. Formavam-se campeonatos.  A emoção saltava aos olhos do grupo vencedor e contagiava todos que tinham o privilégio de ver aquela festa. Equipes verdadeiras! Infelizmente hoje tudo mudou. Perdemos em primeira linha os sonhos do campo da várzea e mesmo com tantos paramentos e vantagens muitos desdenham este local. A maioria das equipes não são mais formadas pelos amigos da rua e nem por moradores do bairro e com isso, são perdidos o lema e a história de cada equipe. A união dos amigos enfraquece e o trabalho em equipe é desfigurado em face de uma formação desentrosada e com o pensamento voltado apenas para as vantagens que virão depois de cada partida. Hoje existe até uma pré-negociação com atletas amadores que exigem o que quer, mas os mesmos não cumprem dentro de campo o que foi proposto. Aliás, o termo  amadores não se encaixa no perfil destes. Contudo, isso não é um argumento generalizado, mas acontece na maioria dos casos onde é formado e preparado o projeto de equipe que tem  pretensão ao título. Quem observar meticulosamente chegará a esta conclusão. Sim, mesmo hoje, ainda existem  equipes engajadas e focadas no sucesso e no bem estar do grupo, entretanto estas tem pelo menos um  remanescente da “época de ouro” do futebol de várzea. A finalidade do que está aqui exposto não é comparar ou querer criar um modelo de equipes, mas sim lembrar um pouco de um período que tinha equipes autênticas, com atletas compromissados e que, sobretudo jogava futebol de verdade sendo estes conduzidos por diretores que tinham conhecimento técnico cabal, amizade e equilíbrio suficientes para levar o seu grupo ao topo.

Jucênio

Agradecimentos e notas 20/09/2015

Agradecimentos:

A nosso Criador presente sempre, Barão, Jucenio, Carlinhos, Caio, Moisés, Ivo, Big, Beto, Bruno, Val Cabecinha, Marcio e a tantos outros por essa força!

Nota especial:

Felicitar a Grande festa do Santos futebol clube realizada neste domingo em Sete de Abril no Conselho de Moradores!!  Foi a maior festa que um clube fez aqui para seus jogadores em todos tempos! Parabéns Araújo, Léo, Lula, Nado, China, Nonato(grande homem) pelo recurso natural de agregar famílias no seu convívio! Parabéns!

Minuto de Silêncio

Foi observado um minuto de silêncio em memória de D. Iraci, mãe dos atletas Luciano, Geleu, Deivide e Felipe. Era também moradora antiga, ilustre torcedora e apreciadora dos nossos campeonatos. Nossos pêsames!

Atenção 

Todas as quintas feiras tem reunião da lesa com os clubes, na ABEMSA as 20:00hs

Dia 27 de setembro de 2015.

09:00 Força divina x R.T.M

10:20 Fluminense x Boa Paz

A critica do Barbosa e Análise da Rodada 20/09/2015

A Critica do Barbosa


"Equipes frouxas! FRACAS! Mal PLANEJADAS! O que se vê é isso! Cada dia a magia do nosso futebol acaba aos poucos por causa de muitos fatores que rondam o nosso certame! Muito dinheiro rolando e a  paixão misturada com a grande resenha pós jogo vai se definhando devagar! Grande jogos estão escasso e tudo porque alguns "boleiros" garganteiros de plantão acham que sabem de futebol sem se quer conhecer a história do clube que defende! O que vemos é inutilidades no banco de reservas, jogadores pinguços com bafos de sabados curtidos, outras farinhas alheias que não vamos falar mais! É preciso um sacudimento dos nosso dirigentes experientes pra se unirem com tamanha imprecisão de acertos! A LESA gerencia mas quem da o espetáculo junto coma torcida são os clubes organizados, planejados, bem dirigidos e apunhado de fome de ser campeão...sempre ovamente tocamos nesse assunto que tanto fere a imagem não da Lesa , mais sim, de um todo ao nosso entretenimento único da gente!"

Por: Márcio


Análise da Rodada:


A pior rodada nos meus dez  anos de Lesa! Não da pra entender tamanha irresponsabilidade de pessoas que tomam um tempo danado de pessoas que gastam dinheiro e planejamento (Ainda que precário) para se entrar no campeonato tão sério como o nosso! A equipe do União chegava neste domingo (20) ainda com muitas chances (inclusive de ser segundo) na sua chave e faz um papelão daqueles que só é pra esquecer! Quase houve um wxo ridículo diante do nosso tempo atual onde a liberdade de conhecimentos aflora! A equipe do Santos (Mais uma vez) passa por essa situação (a segunda) e ainda houve o jogo (uns 10 minutos) pra não ser mais horrível! Aqui é seriedade de verdade e não brincadeira! Não se pode ocupar espaço de quem quer realmente alguma coisa na Nossa Arena e não só participar! No jogo que teve realmente o crescente futebol do Bons Amigos (sem os medalhões) e a péssima escalação medonha e de outro planeta do Ideal!Alias, é o pior time desta nação da Rua Ideal de todos os tempos! A pior! E não da pra entender! Não da! Tem nomes mas não a prática em si! E os comandantes? O que é isso Caique e Bel? Se estão ali, a critica vai comer no centro! Feio! a torcida já cansou!Já cansei! O Bons Amigos esta na área e abram os olhos!

                         Por: Márcio


Jogos da Rodada 20/09/2015


Bons Amigos  3 x1  Ideal 

1º Tempo: Um minuto de silêncio. Precisando melhorar suas posições na tabela de classificação; Bons Amigos e Ideal abriram esta rodada onde só uma vitória poderia ajudar ambas as equipes em alguma coisa. Ivanzinho tentava se livrar da forte marcação do Ideal com Uelton e Robert. Pedro Fernandes buscava os espaços para tentar criar alguma chance real de gol. Victor armava as jogadas no Ideal junto com Cesinha. Ivanzinho se desvencilhou da marcação e acertou um belo chute no ângulo sem chance para o arqueiro William do Ideal: 1x0 para o Bons Amigos. O Ideal não conseguia conter a equipe de Tody que chegou ao seu segundo gol após  um bate e rebate na área idealista a bola sobrou para Canela marcar: 2x0. Em um lance forte Tininho se contundiu e entrou Chorinho em seu lugar. A equipe da Rua Ideal foi com tudo pra cima  com Victor, Chorinho e Cesinha, mas o Bons Amigos estava bem na defensiva com Arlisson, Edvaldo Jr. e Tiago. Pedro Fernandes cobrou o escanteio e Edvaldo Jr cabeceou sobre o gol de William. No Ideal saiu Victor e entrou Tiago Gomes, Ivanzinho cobrou a falta e William espalmou pra escanteio; Bons Amigos melhor no jogo. A equipe de Caíque cometia erros primários e era desatenciosa na marcação. Apesar de ir pra cima o Ideal não acertava o alvo e o Bons Amigos continuava a atacar com Ivanzinho e Pedro Fernandes. Como não foi criada mais nenhuma situação real de gol a primeira etapa findou com o Bons Amigos vencendo por 2x0.

2º Tempo: Logo no início da segunda etapa Tiago Gomes avançou e chutou para Leleco praticar uma bela ponte. Cesinha cobrou o lateral para a área:  Fernando cabeceou, Leleco falhou e a bola foi morrer no fundo do gol do Bons Amigos: 2x1.  Este gol animou a equipe de Paré que passou a pressionar.  Mas o Bons Amigos não se abateu e Ivanzinho fez boa jogada e tocou para Michelon que chutou por cima. Bom jogo no segundo tempo. Pedro Fernandes driblou o marcador e tocou pra Michelon dentro da área e ele desta vez não desperdiçou: 3x1 para a equipe da Rua da Mangueira. Este gol aconteceu quando a equipe do Ideal era melhor no jogo. O Bons Amigos voltou atacar com mais intensidade e Ivanzinho quase amplia com um chute que passou bem perto. Boa jogada de Ivanzinho pra Michelon que tocou para Canela que chutou a direita do gol de William. Saiu Robert e entrou Eduardo Giffone no Ideal. Quando o  Bons Amigos estava à vontade na partida veio um pênalti para o Ideal. Mas Chorinho cobrou mal e Leleco defendeu. O Ideal realmente não acertava nada. Arlisson, Edvaldo Jr e Ivanzinho se destacavam pela equipe de Tody. Cesinha achou espaço e chutou, mas Leleco defendeu com segurança. Saiu Michelon e entrou Gilmar e também Pedro Fernandes para a  entrada de Fernando Almeida no Bons Amigos. A zaga do Bons Amigos formada por Arlisson e Tiago se destacava junto com ao bom frente de zaga Edvaldo Jr. Saiu Canela e  entrou Edmar no Bons Amigos. Edmar chutou e a bola passou muito perto. E a partida chegou ao fim com a equipe da Rua da Mangueira vencendo a primeira e ocupando topo da classificação do grupo A; já o Ideal, que hoje ocupa a lanterna, terá que se esforçar mais para conseguir a tão almejada classificação no difícil grupo B. 

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:14 hs.
Árbitro: Joceval
Gols: Ivanzinho, Canela e Michelon (Bons Amigos) e Fernando (Ideal)

Ideal:12-William, 4-Uelton (13-Berilton),  15-Tininho (100-Chorinho), 41-Robert (13-Eduardo Giffone), 16-Cleiton (8-Vitor Barreto), 7-Victor (11-Tiago Gomes),19-Fernando e 10-Cesinha
Técnico:Caíque

Bons Amigos:1-Alexinaldo”Leleco”, 25-Tiago, 5-Arlisson, 8-Edvaldo Jr., 50-Pedro Fernandes (88-Fernando), 20-Michelon (11-Gilmar), 10-Marcos”Canela” (66-Edmar) e 100-Ivanzinho

Técnico: Toddy
Por:  Jucênio


União Saramandaia 0x3 Santos



1º Tempo: Um minuto de silêncio. Mais uma vez a equipe do União não conseguiu formar sua equipe para a disputa de mais  uma partida do nosso campeonato. Foram apenas cinco atletas que compareceram ao campo. O Santos veio completo e mesmo assim Adílio do União foi quem deu o primeiro chute ao gol. Mas não tardou muito e Uelton fez o primeiro gol, depois Cleiferson fez o segundo e novamente Uelton fez o terceiro gol. Um atleta do União caiu no solo e a equipe ficou  sem número suficiente de atletas para dar continuidade à partida e esta foi precocemente encerrada aos dez minutos da primeira etapa com a vitória do Santos por 3x0.  

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 10h25min.
Árbitro:Eliezer
Gols:Uelton (02) e Cleiferson (Santos)
União:1-Ricardo, 6-Filipe, 8-Adílio, 14-Anderson e 20- Carlos Bruno. Técnico: Luiz Henrique
Santos: 1-Elton, 34-Du, 88-Cleiferson, 60-Gelton, 81-Itamar, 89-Alisson Júlio, 70-Luan Alves e 69-Uelton.Técnico: Cláudio “Cabeção”


Por: Jucênio