quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Mudança climática (Editorial de 20/01/2013)



A nuvem condensa e descarrega sobre a cidade o seu jato purificador. Silenciosa e fria é a madrugada do verão tropical. Amanhece ensolarada e abafada a metrópole outrora encharcada. Mudou o tempo de uma hora para outra e ninguém consegue distinguir com precisão as quatro estações. Morosa e sem destino a nuvem vai desvanecendo no céu infinito. Sobe ao espaço toneladas de gases nocivos que agridem e desintegram a benéfica barreira protetora do nosso planeta. UVA, UVB, CFC e outras letras que unidas influem diretamente na qualidade de vida dos seres viventes. Poeira e caos se misturam ao cacto que resiste na paisagem árida e inóspita do sertão castigado e cantado pela pena da asa branca! A água é o elemento raro que vai sendo perseguido pelo retirante ressequido igual à palha do seu chapéu! A chuva chegou à cidade! Nuvens carregadas desabam sem se preocupar com o que está lá embaixo: bueiros entupidos, lixo, esgoto, casas nas encostas, lodaçal, deslizamentos, enxurradas que levam consigo lembranças nada agradáveis de quem perdeu o pouco que tinha! Lágrimas gotejam da face suja de lama. Caótica paisagem! Cadê o granizo que despenca sobre a frágil tapera? Cadê o caleidoscópio natural da aurora boreal? Cinzentas tardes após o minuano das pampas. Maremotos e Tsunamis são cada vez mais freqüentes. Canícula, alvoradas escaldantes, cumulonimbus e chuva ácida se alternam neste desfigurado mosaico climatológico. De tanto  “evoluir”  o homem aprendeu a destruir o planeta com requintes de crueldade. As mudanças na temperatura são testemunhas irrefutáveis de que o ser humano é o agressor número um da natureza e trabalha diuturnamente pela sua autodestruição levando consigo o resto dos seres vivos! Fenômenos naturais também alteram o clima, mas é o homem que irrefletidamente mexe no clima, nas horas, muda o curso dos rios, clona, suja, mancha, persegue e mata o que é útil para ele próprio! A busca pelo conforto e riqueza criará uma geração que evita o canto dos pássaros e verdor das pradarias. Pequenas mudanças de comportamento contribuem de forma significativa para o equilíbrio do eco sistema. Desde a mais tenra idade é preciso ensinar a separar o lixo, amar e respeitar os animais, plantar e conservar árvores, não poluir rios e mananciais. Não adiantam Tratados e Acordos se o ser humano não se empenhar para manter saudável o lugar onde ele os outros habitam!      
Jucênio

Agradecimentos



- Jessé Paulo pelo apoio na mesa e geral nas duas primeiras rodadas. Valeu Jessé!

-Aos integrantes da Liga que aparelharam o campo param a rodada.
- Pitó pelo apoio em mais uma rodada.
-Felipe pelo apoio na mesa.

Raio X da Rodada 20/01/2013



"Oito Times um venceu, equilíbrio inicial é o espelho de todas as equipes que estrearam até agora exceto RTM (Realmente Tudo Mudou) e Ideal (O Ideal é melhorar o Time).O que se viu e o que se vê é desordem tática, amontoado de jogadores num setor ali e aqui, displicência nos arremates e cansaços imediatos alertando para uma grande gama de jogadores sem preparo físico! Ainda é cedo pra se cobrar(Exceto o Ideal) das equipes o que se espera de ideal neste certame! Mas abram os olhos: 4 vagas pra 5 times. Tá mamão com açúcar a classificação ! Então? Boa sorte a todos!"

Por Márcio Barbosa

Jogos da Rodada 20/01/2013



São Paulo  0 X 0   Nova Brasília


O Jogo: As equipes vieram a campo para suas estréias: de um lado o São Paulo com várias novidades entre elas, o goleiro Emerson e o atacante Julhemar. Na equipe do Nova Brasília, praticamente o mesmo elenco a exceção apenas do meia Washington e do já conhecido zagueiro Fábio ex-Raça. Podemos de dizer que o jogo iniciou com uma boa movimentação de ambas as equipes e os goleiros praticamente assistindo ao jogo. As jogadas perigosas limitavam-se apenas as cobranças de escanteio e de falta e,  em uma destas,  Edvam do São Paulo acertou a trave de Jorge Cantual. Paulo César cobrou outra falta para o São Paulo, mas desta vez não levou perigo. Tamba estava bem no jogo ao lado de Edvam e Julhemar pelo tricolor do Técnico Laércio Sousa. A equipe de Nova Brasília tinha dificuldade no meio de campo, fato este  notado pela irregular atuação de Bugalu. A zaga do Nova Brasília estava  bem com Gilvan, Deraldo e Nivaldo Lázaro. José George saiu e José Jobson entrou. José Jobson foi o autor do chute mais perigoso desta primeira etapa que chegou ao fim com o placar em branco e  tendo como característica principal a boa marcação de ambos os lados o que dificultava  o avanço e a finalização dos atacantes.  No segundo tempo as equipes resolveram tentar o gol e Nilton César arriscou uma meia bicicleta que levou perigo ao gol de Emerson. Julhemar respondeu e Cantual mandou a escanteio. Após a cobrança Julhemar  subiu livre e cabeceou  com perigo a esquerda do gol do Nova Brasília. Fábio entrou no lugar de Everaldo. O melhor lance do jogo veio em uma bola parada: cobrança de falta de Julhemar a bola explodiu no travessão tocou o solo e subiu na volta a zaga do Nova Brasília  isolou. Jogo encardido, com boa marcação dos defensores e sem retranca. Foi assim que esta partida chegou ao fim: 0 x 0. O São Paulo fará a sua segunda partida no dia 17/02 contra o Raça às 10:20hs e o Nova Brasília  no dia 03/02 jogará contra o Vila Mundo também às 10:20hs.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:11 hs.
Árbitro: Alberto Pereira 
Gols:

São Paulo: 12-Emerson, 4-Paulo César, 3-Jucemar, 6-Tamba, 5-José George (8-José Jobson) - 10-Edvan,  9-Jackson(15-Raimundo) e  11-Julhemar.
Técnico: Laércio Sousa

Nova Brasília: 1-Jorge Cantual, 4-Deraldo, 3-Gilvan,  2-Nivaldo Lázaro              (11-Cláudio), 5-Washington, 8-Antônio Marcos, 7-Nilton César e 9-Everaldo (15-Fábio)
Técnico: Dermevaldo

Por Jucênio


    Vila  Mundo  1  X  1   Fluminense

1º Tempo: Estréia de Vila Mundo e Fluminense, e quando muitos pensavam que o Vila Mundo ia dá uma goleada, o Fluminense mostrou-se bem tranqüilo e conseguiu segurar o empate.
Início de partida e Cesinha cobrou falta na trave. O Lú do Fluminense obrigou Fábio a fazer uma defesa difícil e Val não aproveitou a sobra. Moca tentou surpreender em cobrança de escanteio e a bola tocou a trave e saiu. No Fluminense Dário pediu pra sair e entrou José Conceição em seu lugar. Cesinha que comandava a equipe do Vila Mundo cobrou falta e a bola desvia na defesa e vai a escanteio. Na cobrança feita por Fredison e o zagueiro Marcio subiu livre e cabeceou para abrir o placar. Vila Mundo 1 x 0 Fluminense. A partida crescia em disputa, porém os atacantes não conseguiam definir suas jogadas. Moca cobrou escanteio e Lú deu um voleio, mas não acertou o gol. Mas num belo contra ataque José Conceição deixa Val em condições de marcar o gol e assim ele fez. Vila Mundo 1 x 1 Fluminense. Moca tentou mais uma vez antes de terminar a primeira etapa, mas Fábio impediu a virada do Fluminense.
2° Tempo: Mudança no Vila Mundo, saiu Márcio e entrou Mundinho. O Fluminense voltou pressionando, Val tentou de bicicleta e a defesa cortou. Nova mudança no Vila Mundo, saiu Adonias e entrou Reinaldo. Cesinha e Nélio eram os destaques pelo Vila Mundo e quem se destacavam no Fluminense eram Moca e o goleiro Adison. Blitz na defesa do Fluminense e Djalma Dias com o gol aberto chutou pra fora. A partida estava indefinida podendo uma das equipes sair com a vitória, pois procuravam o gol a todo instante. No fim do jogo brilhou a estrela do goleiro Adison fazendo a defesa mais difícil da partida num belo chute de Mundinho. Fim de partida, Vila Mundo 1 x 1 Fluminense.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 10:25 hs.
Árbitro: Isaque
Gols: Marcio (Vila Mundo) e Valdomiro (Fluminense)

Vila Mundo: 12-Fábio, 22-Walney, 04-Marcio (10-Mundinho), 08-Nélio (20-Paulo), 15-Adielson, 19-Fredison, 14-Adonias (07-Reinaldo) e 11-Cesinha (13-Manoel).
Técnico: Leonardo Santana

Fluminense: 01-Adison, 02-Clemício, 03-Jackson (08-Adilson) e 05-Raimundo; 10-Luciomar “Lú” (20-Djalma Santos “Jarda”), 11-Dário (06-José Conceição) e 15-Moca; Valdomiro “Val” (07-Djalma Dias).
.
Técnico: Joilton

“O medo de perder tira a vontade de ganhar” (Vanderlei Luxemburgo)

Por Pedro
Classificação:
 
Grupo A 


COLOCAÇÃO
EQUIPE
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
 
RTM
3
1
1
0
0
4
2
2
 
FIM DE LINHA
1
1
0
1
0
3
3
0
 
VILA MUNDO
1
1
0
1
0
1
1
0
 
SÃO PAULO
1
1
0
1
0
0
0
0
 
 13 DE MAIO*
0
0
0
0
0
0
0
0








Grupo B


COLOCAÇÃO
EQUIPE
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
 
SÃO JOSÉ
1
1
0
1
0
3
3
0
 
FLUMINENSE
1
1
0
1
0
1
1
0
 
N. BRASILIA
1
1
0
1
0
0
0
0
 
 RAÇA*
0
0
0
0
0
0
0
0
 
IDEAL
0
1
0
0
1
2
4
-2






* Não jogou.