quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A arte de viver

O artista recebe a inspiração como um presente do altíssimo e aos poucos vai imaginando como fazer para que as pessoas possam usufruir de  forma visível o que lhe foi generosamente ofertado. Assim é a nossa vida: recebemos luz e força para serem aplicadas de forma correta no meio em que vivemos. Como um artista deveríamos diligentemente moldar com os nossos pensamentos a paz, amizade, auxílio e amor ao próximo. Deveriam também ser pintados quadros que estimule cada um a despertar para o que realmente brilha e não para o que ofusca e confunde interiormente. Nossos talentos precisam ser postos em prática e desenvolvidos não importando  a que área pertença. Cada um já nasce com aptidão para uma determinada atividade. Viver deve ser em primeiro lugar uma prece de agradecimento diário pela simples permissão de podermos usufruir do ar, da água e de tudo o mais que de certa forma nos mantém e nos sustenta! Na conduta diária  com os nossos semelhantes às vezes esquecemos que eles também fazem parte do caminho a que temos que percorrer e que nesta vasta escola somos, assim como eles,  meros aprendizes. Buscar o que é certo e afastar o errado é como  separarmos cuidosamente as tintas que serão aplicadas sobre uma tela. Entre cores e traços a obra vai saindo e o impacto a ser causado nas pessoas será tão só fruto de nossa escolha. Como estamos hoje pintando o quadro da natureza? Estamos usando cores vivas ou carvão? O resultado está patente até no ar que respiramos e nas cores mortas que podemos constatar com uma simples caminhada ao amanhecer. A criança nos ensina a não se preocupar em demasia com futilidades. Os idosos contemplam com nostalgia um passado mais colorido do que o presente. A convivência mútua com nossos semelhantes se transformou em uma enorme disputa por tudo  desejado de forma mordaz. Reflitamos mais sobre as cores do arco-íris e prestemos mais atenção com nascer e o pôr-do-sol – pólos opostos que denunciam o quanto desprezamos os parcos minutos de vida que são tão breves como a gota d’ água na areia escaldante. O estresse contemporâneo nos acorrentou e nos cegou de tal forma que parecemos não perceber o colibri, estático no ar a procura do néctar. Nós precisamos provar mais vezes do néctar da vida! Devemos achar mais tempo para desfrutar a vida! As cores que inventamos desbotaram. A mola propulsora da arte de viver é a maneira como amamos e somos amados. Uma palavra amiga soergue até mesmo quem não conhecemos. Um sorriso cordial rasga toda uma rede de maus sentimentos. A compreensão pelo sofrimento alheio, nos desnuda de toda e qualquer arrogância. Caminhar livre é o tesouro que foi soterrado voluntariamente sob o pretexto da busca incessante pelo conforto. Nossa vida hoje é a aquarela que pintamos desde tempos remotos. Viver verdadeiramente é sentir dentro de si a força viva e operante que emana do Criador de tudo o que existe!  

Por: Jucênio

Nota da LESA e Agradecimentos



Nota  da  LESA:

-A não publicação de uma entrevista do torcedor Jojó cobrada nesta rodada e dada na rodada anterior a esta! Pedimos desculpas!

-A LESA não tem a minúscula intenção de prejudicar, atrasar, ajudar ou qualquer outra conotação favorecer a quaisquer equipes  que pesam sobre elas, apenas a igualdade de condições em todos os aspectos na prática deste esporte na Treze de Maio. A incompetência de algumas equipes deverá,elas próprias arcar com suas conseqüências bem como se auto-avaliar nos seus possíveis erros e acertos.  A esta, lhe cabe, apenas, instruir as equipes dando-lhes totais condições de jogo baseado sempre no regulamento vigente a esta Praça esportiva

AGRADECIMENTOS:

-A Val Cabecinha, Jucênio, Agnaldo empresário, Wellington Lopes pela grande gama de ajuda que nos tem dado a esta Instituição esportiva! Parabéns a todos!

Agradecimento especial:

-A Wellington "Barão" e Dudu Moura pela nova pintura dada as traves do nosso espetacular domingão. Deixaram a praia e tomaram um sol de trabalho no campo. Parabéns!

-Ao designer da barraca da comerciante Telma. Oferecer atendimento em ambiente limpo e prático é a sua marca! Parabéns Telma!

Raio X da Rodada 02/09/2012



 "O feijão com arroz foi feito novamente pela equipe Fim de Linha! O Bahia foi quem engasgou com o prato cheio de gols e deu adeus a um sonho que só foi pesadelo durante a sua estadia na Treze! Melhor para o melhor ataque(15 gols), melhor defesa (4 sofridos junto com o Vila Canária) e líder do campeonato. Apenas acho que falta uma grande prova pra sacramentar o Fim de Linha extremo favorito ao título! Já na chave "A" o até  então favorito Ideal tomou um sacode do agora jogando bola Bons Amigos que passeou, desfilou, deitou e rolou em cima dos comandados de Jota e sapecou uma goleada já no primeiro tempo.Seria histórico a chuva de gols se Bubuca e Cia não perdesse tantos gols no jogo.Pisca-alerta para o Ideal! Cinco  com alta classificados, quatro  "mortos"  três  em observação, e dois  em coma em busca da vaga! É esperar e torcer!"

   Por Márcio

Jogos da Rodada 02/09/2012



Bahia 0  x  4  Fim  de  Linha

1º tempo:  O jogo começou e no entanto  as duas equipes pareciam que ainda iam entrar em campo; fato este notado pelo jogo burocrático e sem emoção dos dez primeiros minutos de jogo. Venícius do Fim de Linha”quebrou o gelo” da partida e quase abre o marcador, mas em seu caminho tinha uma pedra ou melhor uma pedreira chamada Ramon o goleiro da equipe Bahia que fez duas defesas seguidas e  evitou o primeiro gol do time de Júnior Secão. Depois foi a vez de Madson desperdiçar outra chance. O Bahia chegava de forma acanhada e não assustava. O meia Leandro do Bahia sobressaía ao marasmo do time do técnico  Coveiro.   Aproveitando a maresia tricolor o zagueiro Carlos Antônio”Tatu” curtiu uma de atacante e mandou o balaço, mas Ramon fez uma difícil defesa. O Fim de Linha gostou do jogo e começou a fazer um verdadeiro bombardeio ao gol de Ramon. A equipe do Bahia tentava sair em contra ataque com Leandro e Banana, mas o experiente  zagueiro Walney e Tatu davam conta do recado com roubadas de bola e toques rápidos para os meias Muchacho e Junior “Negrito”. Vendo esta dificuldade Osvaldo arriscou um chute de longa distância e Romildo Júnior de ponta de dedo mandou para escanteio. Ramon e Alexsandro”Muchacho” eram os melhores em campo da equipe do Fim de Linha onde o seu principal artilheiro, Madson, tinha uma discreta participação, pois, estava bem marcado por Gílson”Guache”. Venícius não repetia a mesma atuação da partida anterior. No Bahia além de Leandro,  o atacante Osvaldo também se destacava.  Apesar dos lances e jogadas de linha de fundo;  a primeira etapa ficou devendo mais das duas equipes que pareciam sentir o início da época da famosa “Lua da Treze de Maio”.   Com isso o primeiro tempo permaneceu com o placar sem mudança:
0  x 0 .

2º Tempo: No segundo tempo tivemos um início mais movimentado e quem perdeu a primeira chance foi o Bahia quando Leandro  jogou por cima o que seria o primeiro gol tricolor. Tivemos então o equilíbrio da partida, pois, o Bahia fazia bom uso do seu meio de campo. Quando a partida parecia dar sinais de um zero a zero, o atleta Madson abriu o placar para o Fim de Linha, com um belo chute sem chance para Ramon: 1 x 0 Fim de Linha para a alegria de Daniel”Baia”. O Técnico Coveiro colocou Wellington Paiva no lugar de Banana e Adalberto no lugar de Raimundo. O Técnico Secão respondeu e colocou Danilo lugar de Negrito;  Alexsandro”B.A” no lugar de Venicius e Luís Rocha no lugar de Ramon. Essas alterações surtiram efeito: B.A fez o segundo do Fim de Linha: 2 x 0 para alegria de Araújo. O Bahia não se entregava e Gauche tentava ligar o contra ataque com Osvaldo. Muchacho marcava bem e servia a Danilo que usava a sua habilidade para colocar a bola nos pés de B.A. Saiu Madson e entrou Enoque;  este atleta construiu boas jogadas; numa delas quase acerta o gol de Ramon com uma puxeta.  Enoque insistiu até que conseguiu fazer o dele: 3 x 0 para o Fim de Linha. Este gol esfriou os ânimos do tricolor que neste momento da partida já fazia das “tripas coração”. Infelizmente o Bahia não conseguia impor  seu ritmo inicial da     segunda etapa.  Aproveitando isso o Fim de Linha confirmou a sua vitória após boa jogada de Danilo que entrou livre e chutou em direção ao gol após passar por Ramon,  o atleta B.A completou para o fundo das redes tricolor e sacramentou a vitória: Fim de Linha 4 x 0 . Para alegria do Diretor  China que vibrava muito. O Bahia apenas tocava a bola e não arriscava mais. O Fim de Linha fazia a bola girar. Fim de partida e mais uma goleada do atual líder Fim de Linha que passou a  ter o ataque mais positivo da competição.   A equipe do Bahia se despedirá da competição 2012 no dia  23/09, contra a Treze de Maio    às 09:00hs e o Fim de Linha tentará ratificar a sua liderança na última partida do campeonato em sua primeira fase jogando contra o Juventude no dia 30/09, às 10:20hs.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09h15min
Árbitro: Nonato
Gols: Madson,  Alexsandro”B.A”(02) e Enoque   

Bahia: 1-Ramon; 3-Gílson Conceição”Guache”, 4-Raimundo(15-Adalberto), 20-Diego Leonardo), 17-Jenivaldo, 8-Osvaldo, 10-Leandro Albuquerque e 11-Adilson”Banana” (18-Wellington Paiva)
Técnico: Cleideson”Coveiro”.

Fim de Linha: 12-Romildo Júnior, 25-Walney, 04-Carlos Antônio”Tatu”, 7-Ramon(17-Luís Rocha), 08-Alexsandro”Muchacho”(23-Carlos José), 13-Everaldo Júnior”Negrito”(18-Danilo), 20-Venício e 09-Madson(11-Enoque).
Téc. Renato Santos “Secão”.

Por: Jucênio
____________________________________________________

Ideal  0  x  5  Bons Amigos


1º Tempo: De um lado o Ideal buscava a liderança da competição e do outro o Bons Amigos tentando entrar no G-8. Esta partida tinha tudo para ser uma partida eletrizante, mas quem esteve no campo da Rua Treze de Maio viu uma disputa entre a equipe do Bons Amigos e a torcida do Ideal, pois a equipe do Ideal parecia não ter vindo a campo, jogando um futebol muito inferior ao apresentado até aqui na competição. Com isso o Bons Amigos passeou dentro de campo. E abriu o placar logo no início com Anderson “Pissú”, após falha do goleiro Nilton. Ideal 0 x 1 Bons Amigos. Com a equipe do Ideal sem se acertar dentro de campo, o Bons Amigos ia crescendo e após troca de passes entre Pissú, Bubuca e Franclin, este último aproveitou a chance e marcou o segundo gol de sua equipe. Ideal 0 x 2 Bons Amigos. Só dava Bons Amigos, Nelsinho cobrou falta e desta vez o zagueiro Vágner salta livre e de cabeça marca o terceiro gol para o Bons Amigos. Ideal 0 x 3 Bons Amigos. O Ideal tentava responder com Beto e Clebeton, o goleiro André evitou. Falta para o Ideal, Clebeton cobra com perigo. Mas o Bons Amigos estava bem demais e Pissú faz um belo lançamento para Bubuca que marca também o seu, mudando o placar novamente. Ideal 0 x 4 Bons Amigos. A torcida do Ideal se calou e a torcida do Bons Amigos fazia a festa. Muitos não acreditavam no que estavam vendo, mas futebol é isso aí. Antes do intervalo o técnico do Ideal, fez a primeira mudança na sua equipe tentando dar consistência ao seu meio de campo colocando Márcio no lugar de Jurac2º Tempo: Sem muita novidade em relação ao primeiro tempo. Ideal se virava como podia e o Bons Amigos passou a administrar a vantagem. Clebeton tentou de cabeça sem sucesso. Entrou Dua no lugar de Gilson no Ideal. A mudança logo surtiu efeitos, pois o Ideal passou a levar perigo ao gol de André, mas a defesa do Bons Amigos estava impecável. Tiago envolveu a defesa do Bons Amigos e na conclusão a bola vai pra fora, após desvio na defesa que se recuperou a tempo. Bons Amigos mudou saiu Franclin e entrou Maroto. E Maroto na sua primeira participação deixou Bubuca livre para fazer seu segundo gol na partida o quinto para o Bons Amigos. Ideal 0 x 5 Bons Amigos. Ideal mudou novamente, saíram Márcio e Beto e entraram Elias e Bidega respectivamente. Mas não mudou em nada, não era dia do Ideal vencer. No Bons Amigos ainda entrou Luciano no lugar de Flávio. A equipe desta vez mostrou modéstia e humildade, talvez temendo o gigante Ideal até então invicto e derrubou ainda na primeira etapa. Já o Ideal menosprezou o Bons Amigos e aconteceu isto aí. Fim de jogo Ideal 0 x 5 Bons Amigos.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio      
Hora: 10h35min
Árbitro: Jailton
Gols:  José Carlos”Bubuca” (02), Vágner  Lopes,Anderson” Pissú”  e  Franclin

Ideal:  01-Nilton, 04-Juraci (80-Márcio) (61-Elias), 03-Tauã, 08-Beto (84-Bidega), 48-Gilson (18-Dua) e 10-Duda; 11-Tiago e 05-Clebeton. Técnico: Jutahi”Jota”

Bons Amigos: 31-André, 23-Vágner ,  21-Genílson; 05-Flávio (08-Luciano), 15-Nelsinho e 10-Franclin (20-Maroto); 17-Pissú e 07-Bubuca. Técnico:  Josué “Todi”
Por:  Pedro

Fotos da Rodada 02/09/2012

Bahia 0  x  4  Fim  de  Linha
Ideal  0  x  5  Bons Amigos