quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Editorial 17/11/2013



 Consciência  Negra

Balança a enorme embarcação em alto mar! Imponente como  um transatlântico rasga a noite escura deslizando sobre a imensa trilha aquática. Dos seus imundos porões  ouvem-se gritos de desespero e uivos de dor que não conseguem tocar o coração dos sanguinários tripulantes. Ali estão amontoados homens, mulheres e crianças que foram  arrancados de sua terra natal para  serem escravizados em outro país. Como mercadorias chegaram a este estranho lugar. Muitos morreram no caminho e outros  não gostariam de ter sobrevivido depois!  O sol castigava a negra pele e a humilhação e perversidade  doía  na  alma.   O matagal era a esperança de fuga, mas os jagunços partiam em busca do negro fugido com se fosse um animal  que tentava escapar da morte. Sem demora traziam a presa bastante machucada! A resistência  do povo negro supreendia aos senhores de engenho. A sinhazinha tinha pena e a ama de leite alimentava a vida  sem distinção ou escolha da cor da pele. Ervas para curar os males do corpo. Banzo entoado no fundo da fria, suja  e escura senzala. Sinhá gostou do tempero da mucama  e o  sinhozinho batucava com o filho da negra Anastácia.  Aos poucos a mistura parecia  iminente e uma nova cor da pele surgia. Um salto para o ar e uma mistura de dança e luta fazia subir poeira! Tristeza e choro no pelourinho; líquido rubro sobre a  cútis negra! Zumbi ousou e  formou o seu quilombo! Resistência negra! O feijão da nossa feijoada é mais gostoso!  Depois de várias leis chegou enfim a… libertação!!! Vamos comemorar!! Somos livres afinal!! O batuque ritmado do atabaque faz  o terreiro  sambar e as baianas em trajes opulentos  ditam o ritmo com os pés. Liberdade e um mundo sem direitos foi o pagamento;  vagamos a esmo sem  rumo e sem identidade. As primeiras favelas, os primeiros  trabalhadores sem direitos, os guetos este foi o preço da liberdade!  Parece que apenas o açoite nos lombos marcados é que não arde mais, mas por dentro a pancada parece ser mais forte. O tal do preconceito nos atinge em primeira linha e nos faz reféns das mazelas sociais. Cadê esta tal de liberdade que  não nos deixa usufruir  a vida  de forma plena.  Por que a perseguição? Parece que o negro ainda é uma caça em disparada pelas antigas savanas!  É uma maioria negra  comprimida nos limites de uma ideologia estreita e discriminatória. O mercado de trabalho fecham as portas! Cotas universitárias para amenizar! É preciso reagir e bradar contra os rótulos!  A cultura  negra  deitou  raízes e segue influenciando por onde passa. É preciso que a sociedade respeite os direitos do ser humano independente da cor da  pele e que as cicatrizes  deixadas pela história sirvam de  lição para todos.
Jucênio

Agradecimentos, Minuto de silêncio e Notas 17/11/2013



Agradecimento:

Kaio, Meu Sentimento, Jucênio, Dudu Moura, Dudu Oliveira, Marcio Barbosa, Manoel Bocão, Renata e Reginaldo.

Agradecimento Especial:

Os operários Meu Sentimento e "Cabecinha" pelo ardo trabalho e empenho na Treze de Maio. Vocês são Dez....membrados do dever...

MINUTO DE  SILÊNCIO:

Foi observado um minuto de silêncio em memória do sogro do goleiro Marcelo do Raça.

Seguem  os nossos pêsames.
 Equipe LESA


Nota de repúdio:

"Ainda sobre o "xixi" de..."Téta" merece mais a atenção sobre este assunto. Já não é a primeira vez que isso acontece. Jogadores no banco de reservas, e Tétas da vida deslocam os seus membros e com a alta falta de educação fazem as suas necessidades para todos verem. Mas este problema é mais que isso. Alguns comerciantes vendem bebidas alcoólicas e não tem banheiros condizentes com a necessidade de "fuga”. Cabecinha e Barrão(criticados por mim)são os lugares mais acessíveis possíveis. Téta, que coisa feia. Vá no banheiro e faça o ambiente agradecer! “Mais diálogos é a solução!"

NOTA DO REPÓRTER DE  CAMPO EDUARDO OLIVEIRA(DUDU OLIVEIRA)

“Tudo como dantes no quartel de Abrantes! Venceu quem errou menos e nesse jogo errou menos o conjunto do R.T.M; só lamento. Quero parabenizar o Ideal em especial Paré pelos  seus esforços e sua torcida organizada incansável pelo seu lindo trabalho. Agradecer a Kaíke e Dadal Kebradeira por sua humildade e alegria com a certeza que são os melhores é com muito pesar que me desepeço dessa torcida sabendo que ano que vem vão está de volta e dar seu melhor.”
 


Raio X da Rodada 17/11/2013



Análise da Rodada

"Merece ser ovacionado mesmo! RTM(Reverencie-me Todos Mesmo) fez valer o seu acreditar e o desacreditar de muitos(Inclusive que  vos fala)e passou mais uma barreira(a mais difícil) rumo ao título. Queimaram a minha língua com uma vitória de virada(foram duas no jogo)e vai enfrentar o "temido" Raça favoritíssimo a passar para a final. Apesar de ganhar brilhantemente o jogo contra o Ideal, malucado, burrático, e com um futebolzinho de demência constante, o Raça leva a tradição e o ódio de 96% da torcida que frequentava a praça Treziana. Parece que essa raiva "alimenta" o time de Binha que brincou de perder gols frente a Irreconhecível Treze de Maio que mais uma vez...MORREU!O Ideal com o seu quarteto Mágico(Keno,Ivan,Tiago e Alex)virou um track de São João em ser incompetentes no jogo todo(Alex não jogou). Mais time, Mais jogadores de ponta, mais torcida e ...menos futebol. O RTM me surpreendeu. Desde o começo do campeonato e devo Reverenciar este time de operários e com uma diretoria que aparece pouco(Diferente do Ideal e Bons Amigos)e faz um time Crescer mais e mais. Mas...o Raça é Favorito a passar a final e...tomara que alguém queime a minha língua. A hora chegou! Vamos ver quem tem "bala" na agulha!"

Márcio Barbosa

Jogos da Rodada 17/11/2013



Raça 1 X 0 Treze de  Maio 


1º TEMPO: Grande Clássico do bairro! Raça e Treze de Maio! O Raça jogando pelo empate  e a Treze precisando vencer para ir à semifinal. A partida começou com os times buscando um melhor caminho para o gol adversário. Filip Rodrigo e Alisson tentavam avançar, mas eram contidos pela boa marcação da equipe da Treze feita com Tiago, Silas e André Luiz.  Os chutes ao gol não levava  perigo aos goleiros Gouveia e Marcelo. André Luiz arriscou um chute da entrada da área Marcelo mandou para escanteio. Moisés arrancou e deixou Alisson de cara para o gol e ele perdeu! A Treze arriscava mais e tinha boa posse de bola. Leonardo e Silas criavam, mas Tininho e Fofo chegavam e impediam o ataque da Treze. Filip não fazia uma partida boa e Moisés apesar de se movimentar bem estava marcado por Willames. Os chutes a gol passaram a ficar escassos e quando aconteciam não levava perigo nenhum a meta de ambas as equipes. Outra boa chance para o Raça: Alisson fez boa jogada e serviu a Moisés que ficou cara  a cara com Gouveia e perdeu mais um. A Treze respondeu com Cristiano que mandou o balaço e Marcelo defendeu com dificuldade. Assim acabou a primeira etapa com o placar em branco: 0 x 0.
2º TEMPO: Saiu Moisés e entrou Diefison no Raça. Na primeira participação de Diefison ele recebeu a bola de Filip e encheu o pé acertando a trave da Treze. A Treze equilibrou de novo a partida e começou a sair mais para o jogo. Danilo fez boa jogada e tocou para André Luiz que chutou a esquerda do gol de Marcelo. O Raça também chutava a gol, mas sem direção alguma. Saiu Tiago e entrou Daniel na Treze. Alisson arriscou um chute de longe a bola desviou na zaga e Gouveia conseguiu defender com muita dificuldade. Saiu Alisson e entrou Wellington no Raça e na Treze saiu André Luiz e entrou Davi. Rodrigo quase faz o primeiro gol do jogo após um bom chute que Gouveia defendeu. A partida caiu de ritmo e o que mais chamava atenção era o “festival” de passes errados de ambos os lados. Rodrigo era o que mais recebia a bola, mas também era o que mais perdia gols incríveis. A Treze continuava com boa marcação, mas ineficiente no ataque. Saiu Silas e entrou Marquinhos na Treze. Diefison chutou e Gouveia fez boa defesa. Anderson teve a melhor oportunidade do jogo: ele entrou e ficou cara a cara com Gouveia, mas jogou pra fora. Diefison foi expulso. Antes da cobrança da falta Tininho e Rodolfo também foram expulsos. As equipes passaram então a cometer faltas bobas entre outros erros. Rodrigo recebeu a bola e novamente ficou cara a cara como o gol e...perdeu mais uma vez! Nos acréscimos a Treze veio com tudo pra cima, mas Jonatan, zagueiro do Raça, deu um chutão para o alto e o goleiro Gouveia estava adiantado e a bola foi parar no fundo das redes da Treze: 1 x 0 para o Raça. Como não havia mais tempo o Raça ficou com a vaga na semifinal: Parabéns equipe Raça! A  Treze se despediu do certame de 2013  apesar de fazer uma boa partida.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:20 hs.
Árbitro:  Silas
Gol: Jonatan (Raça)

RAÇA: 1-Marcelo; 4-Fofo,  16-Jonatan; 18-Tininho,  6-Moisés(13-Diefson) ,  5-Filip(9-Anderson),17-Alisson(3-Wellington)  e 8-Rodrigo. Técnico: Jóbson

TREZE DE MAIO: 1-Roberto Gouveia, 14-Gabriel, 22-Willames, 21-Tiago(9-Daniel), 7-Silas(10-Marquinhos), 8-Danilo Gomes,  17-André Luiz(6-Davi)  e   15-Cristiano (18-Rodolfo). Técnico:  Ailton Silva "Barramar".


                                                                              Por:  Jucênio
 



Ideal 2 x 3 R.T.M



1º TEMPO: Ideal e R.T.M em campo e o objetivo: a semifinal. O Ideal assustou logo no início com uma cobrança de escanteio que Ivanzinho cabeceou com perigo. O Real respondeu com Lucas, mas  a zaga estava atenta e tirou. O R.T.M estava disposto e abriu o placar com Luã  de sem pulo: 1 x 0 para o R.T.M. O Ideal começou a se soltar mais na partida e Marcos Assis deu um chute com muito perigo e assustou o goleiro PT. Elionai avançou pela esquerda mas concluiu sobre a meta de Leandro. O R.T.M fazia boa partida e Fernando, Luã e Lucas se destacavam. No Ideal os destaques eram: Helder, Keno e Marcos Assis. Bom contra ataque do Real com Elionai, Luã e Lucas, mas a conclusão não foi boa. Ivanzinho buscava sair da boa marcação de Neno e Juthai. A equipe do Ideal não fazia uma partida com velocidade apesar de controlar bem a posse de bola, mas buscava surpreender em cobranças de falta e escanteio. No R.T.M a zaga começou a sofrer pressão e até o meia Elionai e o atacante Lucas estavam ajudando na defensiva do Real. Keno fez boa jogada e tocou para Ivanzinho mas, Neno apareceu e colocou pra lateral. A primeira etapa teve fim com a equipe de Zé Paulo na frente vencendo o Ideal por 1 x 0.

2º TEMPO: Logo no início da segunda etapa veio o gol de empate do  Ideal: após cobrança de lateral Keno apareceu livre e não perdoou: estufou a rede do Real: 1 x 1. Este gol deu moral a equipe e de Paulinho que  foi com tudo pra cima. Saiu Marcos Assis e entrou Verdura no Ideal. No R.T.M entrou Emerson e saiu Fernando. A pressão do Ideal continuava e Zé Paulo colocou Pissú no lugar do zagueiro Bi. No Ideal saiu Ivanzinho para a entrada de Jorge. E Jorge já entrou fazendo acontecer: pênalti  para o Ideal: Jorge foi para a cobrança e fez: 2 x 1 virada do Ideal e a vaga ficava cada vez mais perto. Saiu Elionai e entrou Luiz Henrique no Real. A equipe da Rua Ideal passou a controlar melhor a partida e perdia algumas chances. O R.T.M resistia á  pressão do Ideal e saía sempre em contra ataque.  O R.T.M empatou com Emerson fazendo  um golaço: 2 x 2. Entrou Tauã no Ideal. A torcida do Real ainda comemorava quando Pissú acertou uma  bomba e virou a partida para o R.T.M: 3 x 2. Com este gol a equipe de Zé Paulo recuou e se fechou em seu campo defensivo. Helder cobrou falta e PT defendeu bem. Jorge foi ao fundo e chutou cruzado e Jutai afastou o perigo. O jogo entrou no tempo extra e o Ideal martelando, martelando e nada. O Real Treze de Maio conseguiu a  vaga para semifinal com muita garra, brio e força de vontade de toda a sua equipe que soube na hora certa fazer valer o seu futebol. Parabéns R.T.M!! O Ideal se despediu do certame 2013 mesmo sendo a equipe de melhor campanha no grupo B.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 10h35min.
Árbitro: Domingos”Domingão”
Gols:  Luã, Emerson e Pissú (R.T.M) e Keno e Jorge (Ideal)

IDEAL: 12-Leandro Souza; 27-Beto; 30-Helder; 17- Marcos Ferreira               (61-Tauã), 84-Keno; 18-Marcos Assis (63-Verdura);   8-Ivanzinho  (72-Jorge)  e  11-Tiago Gomes(74-Adelson) Técnico:  Paulinho

R.T.M: 1-Anderson”PT”, 4-Juthai, 3-Wilson”Neno”, 2-Bi (11-Pissú),                10-Fernando Santos(13-Emerson ), 8-Elionai (17- Luiz Henrique),  7-Luã e  9-Lucas Técnico:  José Paulo

Por: Jucênio