quinta-feira, 28 de julho de 2011

NOTA DA REDAÇÃO


TORCEMOS E  AGUARDAMOS PELO RESTABELECIMENTO DA  NOSSA  COLABORADORA   EDNILZA (DENI)
DESEJAMOS MELHORAS.


Equipe LESA e LESA CIRCULANTE

Avó é mãe duas vezes!

As marcas do tempo na pele. O sorriso meigo que é raro em muitas pessoas, nela transborda! Muito carinho acompanhado de um docinho caseiro! Muitas histórias para contar; uma para cada dia sem repetir. Avó é mãe duas vezes! Ela cuidou, ensinou e conduziu os nossos pais ao longo de suas vidas. Um chazinho para gripe: sabedoria que exala orienta e adverte sobre o nosso modo incauto de lhe dar com a saúde.  A imagem de senhora nos convida a ter sempre uma aproximação respeitosa por ela. Quando ela fala, inconscientemente, nos tornamos audíveis e deixamos aos poucos nos envolver pela sua palavra, pois, a voz da experiência não deve ser ignorada jamais. Por outro lado, muitas delas vão parar em asilos e apesar de muito cuidado faltam o calor e o carinho dos parentes, principalmente dos netos. As avós gostam de agradar e sentem se felizes com o simples fato de participarem da vida dos netos. São duas etapas da vida que se encontram; pólos opostos que se unem num amor sincero! Quando não encontramos tempo para conversar com ela perdemos a chance de colher da fonte da juventude fatos acontecidos, mas que ficaram registrados em suas vivências, havendo com isso uma necessidade imensa de serem retransmitidos: estórias, casos, glórias, decepções, traquinagens e principalmente sonhos. Muitos devaneios realizados ou não que remetem a uma época muito diferente da nossa precisando, com certeza, serem compartilhados com alguém e, esse alguém são os netos, pois, este em sua candura tem todo o tempo e paciência do mundo. São atentos a cada palavra e suas perguntas mostram o quanto estão realmente interessados pelo assunto. Eles não ouvem e apenas balançam a cabeça; eles se envolvem nos fatos narrados e interagem como se fossem os personagens do ocorrido. Com a vovó passamos a ver o mundo por outro ângulo: nem tão inocente que não possamos ver que o ser humano também causa danos a si e ao ambiente circunvizinho e,  nem tão cru que não possamos acreditar que existem pessoas de bom coração que ajudam a purificar nossos caminhos em meio a esta confusão hodierna. Da sua cadeira postada à frente de uma varanda ela contempla o mundo sob uma ótica diferente: vêem as vovós modernas muitas delas antes dos trinta anos conduzindo os netos igualmente modernos cercados de muitos caprichos. Observa o desinteresse de muitos pelas estórias e sente o vazio que é aguardar em vão por um abraço ou beijo dos netinhos. Com tudo isso a visão cansada e os cabelos brancos parecem lhe ser gratificante quando eles aparecem e dizem: “Vó conta a estória de João e Maria ou a do pé de feijão!’’ Um brilho salta aos olhos e a alegria incontida das crianças é a recompensa que o tempo lhe reservou para ser posteriormente desfrutada.

Jucênio Cordeiro

Raio X da Rodada


 "Uma rodada espetacular! Números: o gol mais rápido do campeonato (feito pela Treze de Maio com o jogador Elionai aos 49 segundos de jogo, dois gols anulados acertadamente pelo árbitro em menos de 2 minutos de jogo (Palmeiras 2x2 Esperança), o centésimo gol feito por Alexandre (do Palmeiras, aliás, foram às únicas coisas que Treze e Palmeiras fizeram durante a primeira fase toda, o gol mais rápido e o centésimo gol) premiação criativa e surpresa por parte do árbitro ao premiar o melhor jogador de cada equipe. Enfim, uma rodada muito boa em todos os aspectos. Falando de arbitragem, o trio se destacou pela imparcialidade e pelos esquecimentos dos seis times que entraram em campo (fato raro neste campeonato) demonstrando a excelente qualidade que foram as arbitragens neste domingo. Os jogos: Treze e Juventude fizeram um jogo morno, salientando a busca do resultado único da Treze que era a vitória e a qualidade do time do Juventude que é bastante significativo e que foi repetido quando o arbitro Joseval apitou o fim jogo. 4x2 para o Juventude frente aos Menudos que enterraram o nome da Treze de Maio. É só lamentar! Fim de Linha e R.T.M fizeram o jogo "mais gostoso" e o time local deslumbrou um futebol aplicável e convincente frente ao Fim de Linha, relapso durante todo o jogo e sem vontade. Resultado:6x2 para o R.T.M. Palmeiras e Esperança fecharam a rodada dos desesperados. O verdão precisava da vitória e frustrou a todos. Um jogo horrível de se ver e de aturar.E deu Esperança, que foi a última a morrer e classificar o time. Oito equipes.Um único objetivo: Ser campeão! É esperar a batalha dos gigantes que restaram e torcer por jogos memoráveis."

Por Márcio Barbosa

Jogos da rodada (24/07/2011)


Juventude atropela a Treze


Juventude e Treze de Maio fizeram a última partida da primeira fase do campeonato 2011. Melhor para a equipe da Rua Santo Antônio que goleou por 04 x 02 e terminou a primeira fase em terceiro lugar.  Já equipe da Treze de Maio se despediu da competição com apenas um ponto ganho.

O Jogo: Ao apito do árbitro Joseval, teve inicio o  jogo entre Juventude e Treze de Maio;  e quem partiu para cima como já era esperado foi a equipe  de Val Cabecinha que abriu o placar  com Elionai que acertou um chute no ângulo. Treze 01 x 00. Este gol deixou os ânimos à  flor da pele e o jogo passou a ter um novo  formato com jogadas mais disputadas. A partida seguia  brigada e num ritmo frenético,  mas aos poucos o Juventude ia colocando a bola no chão. Não demorou muito e Ricardo empatou a partida numa falha do sistema defensivo da Treze. 01 x 01. A partir daí a equipe do Técnico  Marquinhos passou a jogar o seu futebol alegre e eficiente dominando completamente as ações da partida. A Treze se abateu com este gol de empate. O Juventude chegou ao gol da virada com Leonardo: Juventude 02 x 01.A Treze teve uma boa chance de empatar a partida em uma cobrança de falta muito próxima da meia lua, mas na cobrança, Elionai  isolou. O Juventude jogava no estilo “show” e a bola passava  de Ricardo para Moca, deste para Danilo e enfim para Leonardo marcar o segundo dele e, terceiro do jogo: Juventude 03 x 01. A Treze sentiu bastante este gol e o time ficou atordoado em campo, fato este confirmado no quarto gol do Juventude com o zagueiro Tiago fazendo contra: Juventude 04 x 01 Treze de Maio. Com isso a Treze ficou desanimada apesar  de alguns jogadores mesmo com a situação adversa continuar tentando; do outro lado o Juventude fazia a alegria de sua torcida fazendo a bola correr de um lado para outro com Cristino, Ricardo,  Moca e Leonardo. O Juventude ainda teve uma boa chance com Danilo, mas ela passou rente ao travessão do goleiro Luan. A Treze ainda tentou com Obina, mas veio fim do primeiro tempo: Juventude 04 x 01 Treze de Maio.

2º Tempo: Nesta etapa os times fizeram algumas alterações: No Juventude saiu Moca e entrou Anderson; Na Treze saiu Cláudio e entrou Leandro Coelho e saiu Elionai e entrou Kelvin. O jogo ficou morno porque com a vantagem no placar o Juventude só administrava  e a Treze sem muito recurso lutava até o fim. Com isso a Treze conseguiu diminuir com  Kelvin. Juventude 04 x 02 Treze de Maio. A Treze melhorou na partida e Ueliton deu um bom chute onde o goleiro Adson fez uma bonita ponte. Juraíslon fez uma ótima jogada passando por três jogadores do Juventude. A Treze pressionava. O Técnico Marquinhos tirou Leonardo e colocou Alex e saiu Danilo e entrou Róbson. A Treze seguia lutando, mas o Juventude  voltava a se encontrar na partida e aos poucos fazia os  seus contra ataques com  Ricardo e Róbson.  O tempo  passava e a Treze ia aos poucos tentando reverter uma situação difícil. O Técnico Val Cabecinha tirou Obina e colocou Deivid, mas não havia mais tempo. Fim de partida: Juventude 04 x 02 Treze de Maio. O Jventude terceiro colocado votará a campo no dia 07.08.11 onde enfrentará o Bons Amigos pelo mata-mata e a  equipe da Treze de Maio se despede mais cedo com  a  pior campanha que a equipe  já fez em todas as edições do Campeonato da LESA.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09h15min.
Árbitro: Joseval Lima
Gols: Ricardo, Leonardo (02) e Tiago (contra) (Juventude) e Elionai e Kelvin(Treze de Maio)

Treze de Maio:  Luan, Juraílson, Alexandre, Ueliton “Lu”, Cláudio(Leandro Coelho), Tiago, Elionai (Kelvin) e Aílton “Obina” (Deivid) Técnico: Val Cabecinha

Juventude: Adson, Cristino, Henrique, Renílson “Moca” (Anderson), Danilo (Róbson), Ricardo, Bruno  e Leonardo(Alex)  Técnico: Marcos Sodré” Marquinhos”

Por  Jucênio  

Goleada Convincente do R.T.M



 
Muitos gols e um futebol alegre e eficiente foram os  ingredientes da expressiva vitória do Real Treze de Maio sobre o Fim de Linha(um dos favoritos ao título)  por  06 x 02. Clebeton (03), Carlos Alberto‘Keno” (02)  e Rafael fizeram  os gols do R.T.M e Pissu e Rodrigo diminuíram para a equipe de Araújo.

O Jogo: Novamente com o time todo modificado o Fim de Linha se apresentou para mais uma partida, desta vez, o adversário era  o  R.T.M. uma equipe que viera a campo com o elenco principal e querendo melhorar a posição na tabela. E não deu outra logo de início Keno  arriscou e  abriu o placar: 01 x 00 R.TM  a equipe do Fim de Linha começava a pagar o  preço de  jogar com a equipe desfalcada. Não demorou e Keno fez mais um: R.T.M 02 x 00 para desespero de Secão.E  Keno mais uma vez serviu  ao artilheiro Clebeton que fez um gol de letra. R.T.M 03 X 00. Entre protestos e  reclamações da torcida do Fim de Linha  a bola chegou aos pés do artilheiro Clebeton  que fez o quarto: R.T.M 04 x 00. Parecia um baba, mas não era!  A equipe do Real Treze de Maio pela primeira vez apresentava à  sua torcida o seu futebol. Do outro lado a equipe candidata ao título mostrava as suas fragilidades com toques equivocados, gols perdidos e desentrosamento. Isto com tudo não afetava o R.T.M  que  seguia fazendo o seu jogo com toques envolventes com Keno, Elias e Luciomar “Lú”  todos jogando como a galera gosta. A Torcida do Fim de Linha protestava, mas de nada adiantava pois o time de do Técnico Milton Teles não era nem sombra das  atuações das últimas partida. Pissú e Madson atuavam com certo destaque, mas o Real era melhor em todos os setores do campo. E veio então o quinto gol  do R.T.M  desta vez com Rafael: R.T.M  05 x 00  Fim de Linha. A equipe do Técnico Zé Paulo corria leve e solta no campo  dando um verdadeiro passeio sobre o adversário e em um lance mais forte Elias teve um corte no supercílio e teve que ser substituído e, em seu lugar, entrou Wellington Paiva. Apesar de Jildo arriscar um chute o Fim de Linha se mostrava muito abatido com os gols sofridos e com o justo protesto de sua torcida, veio fim do primeiro tempo ao apito do árbitro Alberto Oliveira. R.T.M  05 x 00 Fim de Linha .

2º Tempo: Com o placar amplamente adverso a equipe do Fim de Linha promoveu as suas alterações: entrou Uelbel “Binho” no lugar de Secão; entrou Ednaldo no lugar  de Nilson; saiu Bi e entrou Beto, saiu Cacau e entrou Rodrigo e por último saiu Alisson e entrou Victor. No R.T.M  saiu Lú e entrou Jadson “Jal’. A partida com certeza ganharia  mais velocidade e técnica pela parte do Fim de Linha e um pouco de acomodação pela parte do Real. Aos poucos o Fim de Linha equilibrava as ações do jogo com boas jogadas dos manos Victor e Rodrigo. Beto e Ednaldo conseguiam neutralizar as jogadas de ataque comandadas pela dupla Keno e Clebeton.  Com isso  viria o primeiro gol da equipe do Técnico Milton Teles com Rodrigo: R.T.M  05 x 01 Fim de Linha. Agora a equipe de Araújo começava se comportar como um time de fato e passava a freqüentar mais a zaga adversária formada por  Dinei e Tiago. Madson Chutou e Jorginho defendeu. Na boa trama de ataque Pissu fez o segundo gol do Fim de Linha: R.T.M 05 x 02 Fim de Linha. Este gol acordou a equipe do Real Treze de Maio e Keno chutou com perigo e Binho defendeu bem. Quando todos esperavam mais um gol do Fim de Linha quem fez mais um foi Clebeton. Real  Treze de Maio 06 x 02 Fim de Linha para  a alegria de Dito.  Mesmo se esforçando muito o Fim de Linha não conseguia furar o bloqueio da zaga adversária.  Jildo perdeu um gol de cara e após um chute de Wellington Paiva;  Binho defendeu mais uma. O Técnico Zé Paulo tirou o  artilheiro Clebeton e colocou João Paulo “Feijão”  e no Fim de Linha saiu o atacante Madson para a entrada de Bartolomeu.   Com tudo isso  jogo não evoluiu em mais nada e o árbitro Alberto Oliveira  encerrou a partida.  O Fim de Linha se classificou em segundo lugar e jogará no mata mata contra a equipe do Titã no dia 31.07.11, às 10:20hs  e o R.T.M com essa vitória  assumiu a quarta posição e enfrentará o São José  no dia 07.08.11.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Local: Campo da Treze de Maio      
Hora: 10h35min
Árbitro: Alberto Oliveira  
Gols:  Clebeton (03), Keno(02) e Rafael pelo R.T.M e Rodrigo e Pissú (Fim de Linha)

R.T.M:   Jorge Luís “Jorginho”,Tiago, Claudinei, Rafael, Luciomar, (Jadison “Jal”),   Elias(Wellington Paiva),  Carlos Alberto”Keno” e Clebeton”Clebinho”(João Paulo”Feijão”). Técnico: José Paulo

Fim de Linha:
Renato”Secão” (Uelbel “Binho’), José Santana “Bi”(Roberto Chaves Beto), Carlos Roberto”Cacau”(Rodrigo),Alisson (Victor), Jildo Gois, Nilson (Ednaldo “Trezeguet”), Madson(Bartolomeu) e Anderson”Pissu”.Técnico: Milton Teles

Por  Jucênio

Empate de 2 a 2 no clássico dos desesperados

No jogo mais esperado do domingo, pois tinha clima de decisão só a vitória interessava ao Palmeiras Ideal, já  o Esperança bastava apenas um empate para se classificar.

O Jogo:  O Palmeiras era quem dava as primeiras investidas ao ataque. E o Esperança ia se segurando. Logo depois foi se acertando e dois gols bem anulados, no primeiro o atacante dominou a bola com a mão e no segundo foi numa cobrança de falta em dois lances em que a bola foi direto para o gol. Mas numa saída de bola errada da defesa do Palmeiras, Juraci aproveitou e fez o primeiro gol da equipe do Esperança na partida. O Palmeiras com o resultado que estava no momento tinha que ir pra cima e Leandro era quem tentava levar o seu time ao empate. Falta para o Palmeiras e Janailton  tenta, mas a defesa tira. Janailton até acerta o gol, porém foi anulado, pois Leandro fez falta no zagueiro do Esperança. Quem esperava ver um jogo quente perdeu viagem, os times estavam com medo de arriscar. E nesse clima Leandro do Palmeiras chutou o goleiro Leandro do Esperança defendeu, mas a bola sobrou para Janailton empatar a partida. O Palmeiras mudou saiu João Correia e entrou Alex. Como o resultado lhe favorecia o Esperança se defendia e explorava os contra ataques. E nesse clima terminou o primeiro tempo.

2º tempo. E logo na saída de bola André Luiz tratou de deixar o Palmeiras mais preocupado ainda, o que ele fez, fez o segundo gol da equipe do Esperança. As equipes resolvem fazer substituições. No Palmeiras saiu Alexsandro e entrou Denílson, já no Esperança saiu Jonatas e entrou Rodrigo Maciel. Cobrança de falta ensaiada e a bola sobra para Alexandre empatar para o Palmeiras. Com isso a partida ganhou certa emoção, o resultado era perigoso e como tinha que vencer o Palmeiras resolveu arriscar. Já o Esperança se defendia como podia, chutava para onde o nariz estava apontando. Falta perigosa na entrada da área do Palmeiras, mas o Esperança não aproveitou. O Palmeiras seguia tentando, mas na hora chute ao gol errava. O tempo foi passando e o Palmeiras time de tradição acabou ficando de fora. Com apenas uma derrota e quatro empates. Ao Esperança parabéns pela classificação. Resultado final da partida Palmeiras 2 x 2 Esperança. O Esperança voltará a campo no dia 31.07.11, no mata ,mata onde jogará contra o Raça e o Palmeiras Ideal, eliminado, tentará uma melhor sorte em 2012.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA

Local: Campo da Treze de Maio      
Hora: 11h35min
Árbitro: Rildo Gois
Gols: Janailton “Tatu” e Alexandre (Palmeiras Ideal) e Juraci e André Luiz (Esperança)

Palmeiras Ideal: Marcel, João Correia (Alex), Alexandre, Janailton, Alexsandro (Denílson), Flávio, Leandro e Evandro. Técnico: Irmão Jorge

Esperança: Leandro, Juthai, André Luiz, Jonatas (Rodrigo Maciel), Alexandre Cunha (Joilton), Juraci, Adilio e João Paulo Técnico: Joeliton

Por Pedro Brito Jr.