quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Um livro aberto (Editorial 20/10/2013)



          
Um livro aberto é fonte de conhecimento, informação, diversão e saber; um livro fechado é apenas um mero objeto que enfeita uma estante ou cabeceira. Ao abrir um livro surge a nossa frente informação, aventura, diversão, aprendizado ou até mesmo uma lição de vida. Nas primeiras páginas começamos a identificar o que o autor pretende nos dizer por aquelas linhas que correm ao movimento dos olhos e que vão atentamente seguindo as letras até o fim da margem. Os diversos assuntos estimulam a nossa busca incessante por um mundo diferente do qual estamos acostumados a ver. Ali estão o gosto, as experiências e até mesmos os fragmentos da personalidade de quem escreveu a obra. Quando lemos tentamos decifrar o que está sendo exposto nas idéias do autor. Uma biografia mostra como o autor se transforma na personagem principal do livro. Muitos dos que escreve não se preocupam  com o tipo de leitor e sim com a informação que se pretende passar. Ler um bom livro é alimentar o espírito e abrir os caminhos para um progresso autêntico! Existem vários tipos de literatura, vários formatos de livros, vários tipos de leitores e autores, mas a capacidade de interpretar e assimilar estão dentro de nós. Ler faz as pessoas verem o mundo por outro ângulo, melhora o vocabulário, diverte, informa, faz o homem simples ter capacidade para discutir qualquer tipo de assunto. Apesar de todos os benefícios produzidos pelos livros existem alguns deles que transmitem conteúdos sem base firme e honesta sobre determinado assunto o que causa confusão nas pessoas que o aceitam sem antes fazer uma análise apurada do tema e da exposição pelo autor naquelas páginas folheadas incautamente. Urge descobrir nas minúcias qual é o verdadeiro fundamento e não sair aceitando atabalhoadamente o que foi escrito. Ler bons livros é despertar o íntimo para a liberdade de opinião. Quem não se interessa pela verdadeira leitura cria uma forma de pensar limitada e indolente. É preciso despertar para a leitura! Despertar para a vida!.. Uma boa leitura conduz para o verdadeiro saber; faz o homem ser homem de verdade e não uma cópia opaca, sem vida. As bibliotecas possuem inúmeros volumes que se perdem de vista, mas o conhecimento vem do interesse pessoal de cada leitor. Aqui é o berço de grandes escritores e mesmo assim o nosso povo é um dos que menos lê ao longo do ano no mundo. Desde cedo não somos incentivados a ler e, quando somos, preferimos perder muito tempo com divertimentos inócuos. Aprendamos a ler com mais entusiasmo e buscar nas páginas  algo que nos ajude a progredir analisando o modo como vamos conduzindo as nossas vidas! Quem lê assimila gotas de sabedoria e os seus horizontes vão sendo largamente ampliados indo até longinquas distâncias. Ler é saber e saber é poder! Poder é banhar-se na fonte da sabedoria e a leitura ajuda a encontrar o caminho para lá. Dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Boa leitura!

Jucênio

Notas, Eventos e Agradecimentos



Nota primeira de Retratação.

-Não foi publicada na edição da rodada do dia 13 pela LESA mas mesmo assim peço desculpas pela colocação da equipe do RTM no cemitério da incompetência (Na nossa charge semanal) como já execrado neste certame ainda em curso. Vamos esperar.


Nota segunda:

-Na crítica do Barbosa anterior foi mencionada a não contribuição dos organizadores do evento no que se diz respeito a pagamento de cachês. Informação errada e devidamente inapropriada nas circunstâncias desconhecidas aqui relatadas. O movimento do Samba trouxe lucros sociais e entretenimentos futuros adicionais.

Por Márcio Barbosa

EVENTOS:

Zhael voz e violão. Quinta no Milton Bar,  Sexta e Domingo no Rio SENA e segunda no Trobogy. Contatos:86188092.



Agradecimentos:

-Renata, Ivo, Dudu Moura, Carlinhos, Marcio Barbosa, Val Cabecinha, Jucênio, Meninos de Meu Sentimento e a todos que colaboram de forma expressiva com este campeonato que  é nosso! Parabéns!
  

Raio X da Rodada 20/10/2013



Análise da Rodada

 
"Desaprendeu a fazer gols: O Bons Amigos. Desaprendeu a ganhar: O Vila. Desaprendeu a dar show: o Raça. Pois é, assim estão hoje os três atuais grandões do nosso campeonato (B.Amigos, Raça e Vila) deixam a desejar com um futebol sem brilho, sem gana e às vezes medíocres. Não estou entendendo. Eram os vilões. Hoje, estão na segunda classe do bonde dos vitoriosos. Vocês podem mais, assim  como a Treze que venceu o poderoso e classificou-se e juntou-se ao Ajax, Ideal e Raça. Sete times brigando por três vagas até o final. RTM (Revigorando Tempo Máximo) vem aí  junto com o PSV (Preciso Ser Vencedor) para brigar por vagas. O Ajax é pra mim o favorito e tem o melhor plantel hoje, melhor zaga e deve ser uma “pedra no sapato” para o seu adversário deste domingo. Vamos torcer!"

Por: Márcio  Barbosa

Jogos da Rodada 20/10/2013



Vila   1 X 1  Fluminense  

1º Tempo: Duas equipes buscando classificação, uma só partida, muito nervosismo, e um empate que nada serviu para ambas, pois agora terão de "secar" seus adversários. Mundinho num chute de longe arriscou pela primeira vez. Adielson chutou cruzado e Roberto não aproveitou. Muito nervosa, a equipe do Fluminense se preocupava mais em discutir entre si do que jogar bola. Então o Vila pressionava e criava as melhores oportunidades. Júlio driblou Fábio e chutou no canto, Júnior defendeu. Novo ataque do Fluminense desta vez com Danilo, Júnior novamente segurou. Vila respondeu com Vitinho após cobrança de escanteio efetuada por Mundinho, Adson deu um golpe de vista. Cobrança de falta ensaiada entre Mundinho, Vitinho e Cesinha chutou com perigo. Roberto cobrou falta e a bola tocou o travessão defendido por Adson. Danilo arriscou de longe, Júnior só acompanhou a bola indo pra fora. Após uma cobrança de falta a bola sobrou para Cesinha concluir e a bola tocou na trave novamente. Danilo respondeu numa cobrança de falta e Júnior teve que espalmar. Jefferson também cobrou falta e a bola desviou na barreira saindo com muito perigo. Júlio ainda tentou de cabeça, mas Júnior estava atento e segurou. Assim terminou o primeiro tempo, Vila 0 x 0 Fluminense.
2º Tempo: Rosival voltou para o segundo tempo com uma mudança em sua equipe, saiu Cesinha e entrou Victor. O empate não garantia classificação de nenhuma das equipes, então resumindo teriam que ir pra cima. Contra ataque para o Fluminense e Ricardo de cara perde a chance de abrir o placar. Victor cobrou falta e a bola tirou tinta da trave. Lambança na área do Vila, após Júnior soltar uma bola, Adielson tentou tirar a bola da área, mas a bola acabou tocando em Fábio e entrou. Gol do Fluminense.                Vila 0 x 1 Fluminense. Vitinho cobrou falta e Adson segurou firme. Em time que está ganhando não se mexe, mas os técnicos insistem em tentar segurar um resultado de 1 x 0. Fluminense mudou, saiu Rubirajara e entrou Leandro. O Vila também mudou, saiu Adielson e entrou Léo. Júlio tentou, mas quem teve a oportunidade mais clara foi Ricardo que sozinho novamente perdeu o gol. Vila tentava o empate, mas Vitinho e Victor estavam fora de sintonia. Vitinho tabelou com Roberto e chutou à queima roupa, Adson defendeu. O Vila pressionava o Fluminense, que acabara ficando com um homem a menos em campo, pois Danilo foi expulso. Mundinho lançou bola na área e o baixinho Vitinho cabeceou livre com muito perigo. Após um contra ataque que o Fluminense não aproveitou, Vitinho roubou a bola de Ricardo e tocou para Mundinho, e virou um contra ataque do Vila. Victor então deixou Roberto livre para marcar o gol de empate. Vila 1 x 1 Fluminense. Marcos então tirou Ricardo e colocou Vágner. O Vila era melhor, Léo tocou para Victor e Adson impediu o arremate. Vágner tentou, Júnior defendeu. Vila desperdiçou uma grande chance de virar o jogo com Roberto. No Fluminense, saiu Moca e entrou Paulo Ricardo. Já no Vila saiu Léo e entrou Ítalo. O Vila ainda teve duas oportunidades com Vitinho e Roberto, mas Adson garantiu o empate. Fim de partida, Vila 1 x 1 Fluminense.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:10 hs.
Árbitro:  Joseval  
Gols: Adielson (contra)  e  Roberto (Vila)

Vila: 01-Júnior; 05-Fábio e 20-Duda; 18-Adielson (17-Léo e depois 16-Ítalo) , 10-Mundinho, 14-Vitinho e 11-Cesinha (07-Victor); 16-Roberto.
Técnico:  Rosival.

Fluminense: 01-Adson; 20-Raimundo e 05-Rubirajara (08-Leandro); 18-Danilo, 15-Moca (07-Paulo Ricardo) e 38-Jefferson; 11-Ricardo (16-Vágner) e 09-Júlio.
Técnico:  Marcos.

Por:  Pedro


    Bons  Amigos  1 x 2   Treze



1° Tempo: Bons Amigos e Treze de Maio em campo no segundo jogo desta rodada decisiva! A equipe dos Bons Amigos veio praticamente completa e a Treze também tinha a maioria de suas principais peças para esta partida que começou quente com Tiago  tentando pela direita e chutando forte, mas a direita do gol de Alexnaldo. A equipe da Treze precisava vencer e mantinha um bom ritmo com Rafael, Cristiano e André Luiz. A primeira chance dos Bons Amigos foi com Deri em cobrança de falta que assustou o goleiro Ângelo. Mas Treze estava melhor em campo e buscava a vitória com mais objetividade e Tiago, André Luiz e Marquinhos estavam bem na partida e davam muito trabalho pra a equipe da Rua da Mangueira. Edmar fez boa jogada e chutou forte e Fabiano tirou jogando a  bola para escanteio; na cobrança a zaga da Treze afastou mais uma vez.  Após bate e rebate na zaga do Bons Amigos André Luiz tirou o zero do placar: 1 x0 para a Treze de Maio. A equipe do Bons  Amigos teve que sair mais para o jogo e Deri e Fredson passou a trabalhar mais. A zaga da Treze estava boa e Arlisson e Cleber estavam bem na partida. Mesmo assim Deri aproveitou a chance num rebote do goleiro Ângelo e empatou a partida:      1 x 1. A equipe do Bons  Amigos passou a jogar mais eficiente após este gol  de empate:  Fredson, Nelsinho e Nélio passaram a frequentar mais a zaga da Treze que estava bem guarnecida  por  Arlisson e Cléber. A partida ficou truncada e os lances de gol passaram a ficar  escassos, pois,  a marcação de ambos os lados estava sendo bem feita. Quem resolveu arriscar foi Fredson que mandou a bomba e Ângelo defendeu bem. Marquinhos tentava se desvencilhar da marcação de Kui e Fabiano e Deri lá na frente encontrava dificuldade para  chegar ao gol da Treze. Com esse  clima de partida acirrada veio o fim da  primeira etapa com  igualdade no placar com um gol para cada lado: 1 x 1.


2° Tempo: As equipes retornaram para a segunda etapa sem alterações. O jogo permanecia corrido e as equipes buscavam a vitória a todo o momento. Saiu Kui e entrou Geninho no Bons  Amigos e na Treze saiu Tiago e entrou Rodolfo. A partida começou a  ficar sem pegada e com as equipes apenas se defendendo e os zagueiros  rifando as bolas para o meio para ver  no que dava. Após lançamento de Cristiano, André Luiz desperdiçou uma boa chance de gol mesmo estando de cara chutou para fora. A Treze continuava em cima e desta vez foi Marquinhos que acertou um bom chute e mais uma vez Alexnado  impediu o gol do adversário. Entrou Hugo e saiu Edmar. Deri entrou livre e chutou a esquerda do gol de Ângelo. Rodolfo achou uma chance, mas se atrapalhou e Fabiano afastou o perigo. Saiu Marcos Antônio e entrou Adenílson na Treze. Pressão da Treze e André Luiz cabeceou e Nelsinho tirou para escanteio. Após a cobrança do escanteio André Luiz novamente subiu livre e  cabeceou por cima  e Nélio salvou em  cima da linha.  Deri avançou pela esquerda e chutou no canto, mas Ângelo mandou para escanteio. Saiu Fredson e entrou Diego no Bons Amigos. Rafael mandou a bomba  de longe  e Alexnaldo fez uma bela ponte. Cobrança de escanteio e o zagueiro Arlisson subiu livre e cabeceou sem chances para Alexnaldo: 2 x 1 para a Treze. Saiu Cristiano e entrou Du na Treze. Rodolfo Arriscou da entrada da área, mas Alexanldo estava atento. Saiu Nélio e entrou Bruno Mezenga  no Bons Amigos. A última chance do Bons Amigos na partida veio através de uma falta onde a barreira ficou na praticamente na frente do goleiro Ângelo, mas o Bons Amigos  desperdiçou chutando fraco e facilitando o trabalho da zaga da Treze. Fim de jogo 2 x 1  para a equipe da Treze que com esse resultado conseguiu a sua classificação e o Bons Amigos terá de vencer o Raça em  seu último jogo no dia 03 de novembro para garantir de vez uma das vagas do dificílimo grupo A.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio   
Hora: 10h25min.
Árbitro: Domingos “Domingão”
Gols:  Deri (Bons Amigos)  e André Luiz  e  Arlisson (Treze de Maio)

Bons Amigos: 1-Alexnaldo, 4-Fabiano,  3-Anderson”Kui”(13-Geninho), 5-Nélio(21-Bruno Mezenga), 7-Deri, 8-Nelsinho, 10-Fredison(17-Diego)  e  20-Edmar (9-Hugo)).           
Técnico: André Santana.

Treze de Maio: 12-Ângelo, 8-Arlisson, 19-Cleber; 11-Rafael, 28-André Luiz; 15-Marquinhos(17-Adenílson), 6-Tiago(27-Rodolfo) e 21-Cristiano (Luciano"Dú").
Técnico:  Ailton Silva "Barramar".

Por: Jucênio