sexta-feira, 20 de setembro de 2013

É primavera (Editorial 15/09/2013)




Estação das flores! Assim é chamada a primavera que tem início no dia vinte e três de setembro no nosso hemisfério sul. As flores colorem e perfumam o nosso ambiente terreno. As abelhas e os besouros buscam o doce néctar da natureza. O cheiro das rosas, lírios ou qualquer outra flor é como um elixir que nos fortifica e anima para  a luta cotidiana. Tudo parece mais agradável desde o clima até a relação do homem com a natureza.  Cantada poéticamente a mais amena das estações provoca a inspiração com o simples olhar para fora das nossas janelas. Os pássaros voam alegres e bailam no ar com as borboletas multicores que acabaram de sair de suas crisálidas. A alegria contagia o mundo que sente-se mais feliz e cheio de esperanças nesta época tão singular. Somos tomados inconscientemente por um despertar silencioso e profundo que abrange o nosso íntimo e como correnteza extravaza de nós em direção ao mundo que nos cerca. E essa força insconsciente serve para nos fazer por instantes meditar sobre a nossa conduta de vida. Em imagens fazemos progredir os nossos planos de melhorar a nossa relação com os nossos semelhantes. Renovar a força vital é buscar o fortalecimento da fé e transformá-la em convicção. O cheiro das rosas, lírios ou qualquer outra flor é como um elixir que nos fortifica na renovação dos nossos sinceros propósitos. Diante de tamanha importância ainda somos ingratos, pois, estamos carregados de desejos, preocupações diversas, diversões inúteis e pensamentos pessimistas. Tudo isso impede ocupar com alguns segundos apenas para fitarmos a flor que desabrocha em nosso jardim ou quintal  e até mesmo de não notarmos como o azul do céu é mais intenso e maravilhoso. Sedentos de tudo o que desejamos esquecemos de agradecer ao doador de todas as dádivas!   Um jardim foi nos colocado à disposição, mas infelizmente preferimos calcar as flores e calar o zumbido da abelha. A primavera nos traz o despertar para a consciência de nossos pensamentos, palavras e atos. Vamos caminhar pelas verdes campinas emolduradas pelo multicolorido das flores viçosas que desabrocham e oferecem indistintamente o seu perfume! Elas também estão na árida paisagem onde o cacto resiste e floresce. Elas estão no vaso da casa de minha avó! As mãos que as fazem são tão zelosas e afáveis que é impossível não se encantar ao observá-las. A criança se encanta e decide levar uma delas para presentear a sua querida mamãe. É primavera a estação das cores! A estação dos perfumes e do derpertar íntimo de cada ser humano; despertar este para uma vida melhor onde o dar desinteressadamente soergue todos os que  amam e respeitam o seu próximo!    
Jucênio

Notas e Agradecimento 15/09/2013



NOTA 1 (DO REPÓRTER DE CAMPO: CARLOS EDUARDO)

Em retaliação à LESA Diretores, atletas e torcedores da equipe Ideal se calaram perante o público e a sociedade, deixando a ignorância sobre o regulamento e a intolerância que há sobre o elenco cair sobre os seios do grupo. Vocês torcedores idealistas e elenco e a todos  que faz parte do Ideal. Ninguém esta aqui pra para prejudicar nem ajudar de forma ilícita nenhuma equipe ou atleta específico. Todas as equipes e todos os atletas terão o mesmo tratamento. Keno joga muito; o Ideal tem que mostrar em campo com muito futebol e não se calando e sim se expressando de forma sábia  e com convicção. Parabéns Ideal pela vitória e continue assim; mostrando em campo.

Nota 2

" A lei é clara. Rígida. O regulamento é o máximo seguimento de ordens dos clubes. Lê-lo é obrigação de todos os clubes de "cabo a rabo" e entendê-lo é mais importante ainda para que o clube mantenha a sua razão vigorando enquanto é de direito. A LESA e eu, Marcio Barbosa me indigno de forma objetiva, a falta de inteligência por parte de muitos que pensa com a emoção e esquece das obrigações de todos os seus atos que os absolve ou os culpa. Ninguém monta na Treze aos domingos o espetáculo. NINGUEM se oferece a capinar, carregar uma cadeira, tirar uma xerox, marcar o campo, colocar a rede, fazer a segurança de todos os presentes, desarmar tudo depois do jogos, ajudar...Ajudar! NINGUEM! Quem são os que têm Razão? Um monte de ignorantes que não lêem NADA! “Segue meu repúdio ao certame corrido até o final”!

Nota 3
VEM   AÍ O CAMPEONATO DE VETERANOS AGUARDEM!!! CONVITES A SEREM DISTRIBUÍDOS A PARTIR DE 22 DE SETEMBRO DE  2013. OS INTERESSADOS DEVEM PROCURAR A DIRETORIA DA LESA NO CAMPO DA TREZE AOS DOMINGOS OU NA  REUNIÃO DAS QUINTAS-FEIRAS NA ABEMSA.

Agradecimentos 1:

Ivo, Renata, Moisés, Dudu Moura, Dudu Oliveira, Jucênio, Carlinhos, Meu Sentimento, Val cabecinha, Caio, aos árbitros Jaílton e Nonato pelas atuações. Obrigado a vocês!

Raio x da Rodada 15/09/2013



Análise Tática da Rodada:


Raça e Fim de Linha na frieza das palavras não mostraram pra que veio. O Fim de Linha me decepcionou mais, pois, foi o que renovou e nada de futebol brioso. Jogadores pra lá e pra cá e nada! O Raça melhorou, mas ainda é pouco demais para grandeza de um Tetracampeão na Treze! É preciso muito mais pra ser ou Penta ou campeão na Treze! Bons Amigos e Ideal fizeram um jogo corrido, cheios de lances fortes e jogadas trabalhadas. O Bons Amigos continua com o seu excesso de vaidade já ha algum tempo nos jogos,e fica cheio de toquinhos e nada de mandar a P...pra dentro das redes. O Ideal saiu  atrás no placar e mostrou sem Keno o seu melhor  futebol e com a dupla Tiago e Alex venceu e convenceu. Aliás o Ideal tem mania de vencer os grandes: Vila,  Bons Amigos, Raça...Acabou o 100 % de aproveitameno. Ajax é o único invicto do campeonato e o PSV é o líder geral. Parabéns aos clubes que se entregam nos jogos. Parabéns!”

Jogos da Rodada 15/09/2013



Raça  1 X 1  Fim de Linha    


1° Tempo: Mais um clássico, muita rivalidade e poucas emoções assim foi a disputa entre Raça e Fim de Linha. Quem primeiro ameaçou a abrir o placar foi a equipe do Raça com Rodrigo, Fábio Melo defendeu. A equipe do Fim de Linha respondeu com Carlos José a bola passou muito perto. Cobrança de falta para o Raça, Jonatan chuta firme e Fábio novamente segura. Bubuca e Enoque ditavam o ritmo e davam trabalho ao goleiro Fofo que foi improvisado e ia dando conta do recado. O Raça era melhor, mas pecava na finalização, perdia gols fáceis, erravam chutes ao gol. Jefferson criou uma boa jogada, porém Diefison errou o chute a gol. Bubuca era a principal arma do Fim de Linha que tentava aproveitar os espaços deixados pela equipe do Raça. Finalmente o Raça acerta o gol após Moisés lançar Rodrigo que foi a linha de fundo e cruzou para Jefferson livre abrir o placar: Raça 1 x 0 Fim de Linha. Raian chutou com perigo. Jefferson respondeu para o Raça e Fábio defendeu. Falta para o Fim de Linha, Bubuca rolou para Xexéu soltar a bomba e Fofo impediu o empate. Fim de Linha encaixou boa jogada e de pé em pé, Carlos Antônio, Bubuca, Xexéu a bola foi parar nos pés de Enoque que não perdoou e empatou a partida.                 Raça 1 x 1 Fim de Linha. O Raça tentou responder com Moisés que lançou Diefison soltar um canhão, Fábio defendeu. A equipe do Fim de Linha poderia ter saído com a vantagem no placar ainda no primeiro tempo, mas Bubuca desperdiçou um bom contra ataque.
2° Tempo: Início de etapa complementar e as equipes voltaram sem mudanças. Xexéu tentou o ataque,  mas foi desarmado. Carlos José carregou a bola sozinho e na hora da definição Jonatan bloqueou. Rodrigo e Diefison tentavam colocar o Raça novamente na frente, mas a defesa do Fim de Linha estava bem postada e aniquilava as jogadas do Raça. Bubuca deu uma bicicleta e no susto Fofo salvou. De novo Bubuca lança para Enoque que escorou para Xexéu chutar e Fofo ia se virando e defendeu mais uma. Mudança no Fim de Linha; saiu  Carlos  Antônio e entrou Isaque. Mudanças também no Raça  saíram Tininho e Moisés entraram Espedito e Alisson respectivamente. Mudanças que fizeram bem ao Raça, pois aumentou seu volume de jogo e poder de ataque já que Espedito e Alisson chutam muito bem. Já equipe do Fim de Linha explorava a velocidade de Bubuca e a presença de área de Enoque. Nova mudança no Fim de Linha saiu Xexéu e entrou Júnior Negrito. Bola alçada na área do Raça e Enoque desviou de cabeça para Bubuca chutar, Mas Fofo salvou de novo. Falta para o Fim de Linha e o zagueiro Macarrão é expulso. Na cobrança da falta Enoque acerta a trave. Nova mudança no Raça saiu Jefferson e entrou Wellington. Fim de Linha pressionava, mas não conseguia aproveitar a superioridade numérica em campo. Espedito em cobrança de falta quase marca se Danilo não estivesse em cima da linha para salvar. A equipe do Fim de Linha achava oportunidades claras de gols e desperdiçavam as mesmas. Anderson obrigou Fábio a se esticar e fazer uma bela defesa. No Fim de Linha Madson tentava alguma coisa para vencer a partida e colocou Daniel em campo no lugar de Enoque que estava bastante cansado. No  Raça entrou Davi no lugar de Diefison. Júnior Negrito tentou de longe sem sucesso e Alisson acertou o travessão no último lance da partida que terminou com um empate onde ficou pior para equipe do Fim de Linha. Raça 1 x 1 Fim de Linha.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:15 hs.
Árbitro: Jailton”Guiguiu
Gols: Jefferson (Raça) e Enoque (Fim de Linha)

Raça: 01-Fofo; 04-Macarrão e 15-Jonatan; 18-Tininho(02-Espedito), 08 Diefison(21-Davi) e 11-Jefferson(06-Wellington); 03-Rodrigo (07 Anderson) e 19-Moisés(16-Alisson). Técnico. Jóbson.
Fim de Linha: 01-Fábio Melo; 04-Danilo e 02-Carlos Antônio (13-Isaque); 03-Raian, 08-Xexéu(07-Júnior Negrito) e 05-Carlos José; 10-Bubuca e 09-Enoque(11-Daniel). Técnico. Madson.
Por:  Pedro


               Bons Amigos  2 x 3   Ideal


1° Tempo: Duelo Rua Ideal X Rua da Mangueira. Com jogadas em profundidade as equipes buscavam o gol adversário. As zagas estavam bem postadas: Kui e Moreno no Bons Amigos e Tauã e Beto no Ideal impediam o avanço dos atacantes. Então a solução eram as bolas paradas e foi numa dessa que Deri abriu o placar  para o Bons Amigos em uma cobrança onde o zagueiro do Ideal tentou  tirar mas não conseguiu: 1 x 0 para o Bons Amigos. Este gol não tirou o ânimo da equipe da Rua Ideal que se lançava com tudo ao ataque com Tiago Gomes e Alex Santos. Deri cobrou o escanteio e Hitolon cabeceou com perigo. Apesar de o Ideal ir pra cima foi o Bons Amigos que fez o segundo com Deri novamente:  ele acreditou em uma jogada de linha de fundo e quase sem ângulo chutou e fez 2 x 0 para o Bons Amigos. E mais uma vez o Ideal não se abateu e continuava buscando o seu gol para diminuir. Em uma bola parada veio o tão buscado gol do Ideal: Jorge cobrou a falta e  a bola resvalou na zaga e o artilheiro do Ideal Alex Santos não perdoou e fez o primeiro do time de Paulinho. 2 x 1 para o Bons Amigos. Jorge, Alex Santos e Tiago Gomes eram os destaques da equipe do Ideal e nos Bons Amigos além de Deri, o zagueiro Kui e Hitolon estavam bem no jogo.   Saiu Elias e entrou Verdura no Ideal. Quando a partida apresentava equilíbrio surgiu o lance que mudou toda a história do jogo: Hoton recebeu livre e ficou cara a cara com Francisco Geovani, mas na hora da conclusão mandou pra fora. O Ideal aproveitou e saiu rápido para o ataque Na descida do ataque do Ideal veio o gol de empate com Tiago Gomes que mostrou como é que se faz: 2 x 2. O jogo ficou tenso e Nélio começou a ter mais trabalho devido  as investidas de Tiago e Alex Santos. Após isso houve apenas algumas bolas alçadas na área e jogadas bruscas sem muito perigo de gol e a primeira etapa terminou com o placar empatado:  2 x 2.

2° Tempo: Substituições: saíram Moreno Alberto e Hoton e entraram Alexsandro e Franclin nos Bons Amigos. O jogo seguia bem disputado, uma das melhores partidas já vistas na Arena da Treze. O Ideal continuava em cima e o Bons Amigos valendo-se de contra ataques perigosos. Alex Santos deu um chapéu no zagueiro e fuzilou o gol de Paulo Roberto virando jogo para o Ideal: 3 x 2 para a equipe de Paulinho. O Bons Amigos foi pra cima e teve uma boa chnece com Franclin após a cobrança de escanteio de Deri. O Técnico André colocou Fredison no   lugar de Diego e Nelsinho no lugar de Hitolon. Fredison já entrou mostrando serviço ele fez boa jogada e cruzou para Deri, mas Francisco Geovani saiu e desviou a trajetória da bola para lateral. Saiu Jorge entrou Ivanzinho no Ideal. Ivanzinho fez boa jogada e quase amplia para o Ideal. Deri lançou para a área e achou zagueiro Kui em boa condição de fazer o gol, mas ele jogou sobre a meta do arqueiro do Ideal. Ivanzinho e Helder faziam uma boa marcação  que impedia o avanço de Nelsinho, Franclin e Deri o “trio parada dura” da equipe da Rua da Mangueira. Nélio saiu e entrou Luís no Bons Amigos. A emoção tomava conta do jogo que ainda estava indefinido. Deri deu um voleio e a bola cobriu a meta de Francisco Geovani. A resposta do Ideal foi também emocionante: Ivanzinho fez uma jogada espetacular e acertou a trave na volta Tiago Gomes emendou e a bola explodiu também na trave do goleiro Paulo Roberto. Contra ataque rápido do Bons Amigos: Luís entrou pela direita cruzou pra Deri que mandou por cima da meta do Ideal.  Um jogo para ficar na história! No final 3 x 2 para a equipe do Ideal que além de derrubar um gigante invicto se mantém na liderança do grupo B e com a sua classificação muito bem encaminhada.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio   
Hora: 10h25min.
Árbitro: Nonato
Gols:  Deri(02) (Bons Amigos) e Alex Santos(02) e Tiago Gomes (Ideal)

Bons Amigos: 1-Paulo Roberto, 4-Moreno Alberto(6- Alexsandro) 3-Anderson”Kui” 5-Nélio(20- Luís Sérgio), 7-Deri, 22-Hitolon(8-Nelsinho), 19-Diego(10-Fredison) e 18-Hoton(9-Franclin).  Técnico: André Santana.

Ideal: 1-Francisco  Geovani; 27-Beto; 61-Tauã;  62-Helder; 74-Elias(82-Verdura); 26-Jorge(73-Ivanzinho); 11-Tiago Gomes e 29-Alex Santos. 
Técnico:  Paulinho