quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Os Campeonatos da LESA (Editorial 18/08/2013)



Como são feitos os Campeonatos da Liga Esportiva Sete de Abril? Perguntam alguns com curiosidade. Realmente planejar e realizar campeonatos amadores de futebol é uma tarefa que mistura coragem, abnegação, força de vontade, paciência e principalmente gostar muito do que faz. Ao longo dos anos a LESA realiza seus campeonatos com o compromisso oferecer sempre o melhor para os envolvidos nos mesmos  seja categoria Livre ou de Veteranos. A tarefa é árdua, mas ao mesmo tempo prazerosa quando chegamos ao final de cada competição e temos a sensação do dever cumprido. O início de uma competição dá-se quando são distribuídos os convites: seja presencial, por e-mail ou  através de avisos afixados em locais estratégicos. Além das equipes que participaram no ano anterior, colocamos mais vinte convites, isso para um campeonato com doze ou quatorze equipes. A primeira reunião acontece geralmente dois meses após a entrega dos  convites. A partir daí começa a ser formado o “embrião” do campeonato. A dificuldade maior é justamente no que tange ao pagamento das taxas de inscrição  e administrativa; a primeira cobrirá integralmente o valor das premiações (prêmio em espécie, troféus,  placas e medalhas) e a segunda será empregada para cobrir todos os custos do campeonato (árbitros, gandulas, bolas, seguranças e todo o tipo de material necessário  para o andamento do campeonato). Um clube é confirmado após  a quitação da primeira parcela da taxa de inscrição, pois, só esta garante a equipe dentro do certame. Muitos por este ou por aquele motivo desistem do campeonato, mas o curioso é que alguns confessam depois estar arrependidos por não participar e quando vem o campeonato acontecer de forma empolgante. Na verdade fazemos o campeonato para o público e para equipes verdadeiramente interessadas em seguir conosco pela estrada, pois, sem isto o sucesso não seria alcançado. Ficar de fora ou dentro depende exclusivamente  da vontade de cada Diretor e equipe. Seguem-se reuniões e mais reuniões para se definir o Regulamento, a tabela e tudo o mais que envolverá todos pelo período de quase seis meses de disputa na categoria livre e quase quatro na categoria de veteranos. Todas as quintas tem reunião da Liga com os clubes para regularizar atletas, fazer pagamento de taxas e orientações gerais sobre os jogos que acontecem aos domingos a partir das nove horas da manhã. A Liga se reúne internamente quando houver a necessidade de tratar de alguns assuntos extras. A competição vai afunilando e de todos os clubes inscritos originalmente sobram apenas os dois finalistas. Daí  sai o  campeão! Todas as premiações prometidas são rigorosamente entregues na presença de todos e a Liga encerra a sua participação com uma nota de agradecimento a todos que apoiaram e prestigiaram o nosso trabalho ao longo do ano.    

Jucênio

Agradecimentos e Notas 18/08/2013



Agradecimentos 1:

Renata, Moisés, Ivo, Carlinhos, Meu Sentimento, Jucênio, Dudu Moura, Dudu Oliveira, Val Cabecinha, Bruno, Márcio Barbosa, Manoel Bocão, Caio e a todos que levantam a bandeira da alegria da Treze!

Agradecimentos 2:

Ao NOVO LAR SUPERMERCADOS, PURA DELICIA pelos serviços prestados a comunidade Treziana. Parabéns!
Obrigado!

Agradecimentos 3:

Ao BABA VELHA GUARDA  sempre  dispostos  a  nos ajudar!!  Obrigado!

Nota 1:

-Vem ai a PARADA GAY DE SETE DE ABRIL! AGUARDEM!

-Samba do Neo nas manhãs  da Treze de Maio no Bar de Agnaldo e convidados. Neo  e  Dudu comandam o samba envolvente de primeira.Venham! Todos os domingos!


Nota 3:

O Mistério dos 11 quibes... Capitulo 1:

Foram devorados... Comprados... Mais como pagos? Todos querem saber. E isso no próximo jornal! Aguardem!

NOTA DA REDAÇÃO: Caro André, agradecemos pela sua participação  sempre. As fotos e os vídeos são feitos simultaneamente, ou seja, fotografa-se e filma-se ao mesmo tempo por nosso Responsável pelas fotos/filmagens  Big Junio que usa apenas  uma máquina caseira Sony 10.1 mp. Damos prioridade aos vídeos com gols. Às vezes numa mudança de foto para vídeo perdemos lances e gols. Avaliaremos cada situação, pois, para nós, um segundo perdido pode ocasionar uma reclamação duradoura.

Raio X da Rodada 18/08/2013


Analise Tática da Rodada:

"O que aconteceu com o Ideal? Bom, a saraivada foi tão forte que até eu fiquei tonto. Uma partida até as suas igualdades (3x3) muito disputada. Ambos jogando pra frente sem medo de errar e buscando o gol. Toques rápidos, jogadas de efeito. Um jogaço e equilíbrio total até...até...Keno querer ser o protagonista do espetáculo meia se transformou de tal forma que gritou com todo mundo! O técnico, os companheiros e o arbitro que o advertiu em duas oportunidades (A segunda fatal) e depois daí o que vimos foi a sobra de futebol do time da Barragem que soube aproveitar a frágil zaga (Uma mãe) Idealista e sapecou SEIS! Isso! SEIS! Muito ego no time Ideal. Um querendo aparecer mais que o outro e isso só acarretará dificuldades futuras. O PSV ,hoje é um dos favoritos não só na semifinal com um finalista quase pronto! Ha! Na outra partida....zzzzzzzzzzz....zzzzzzzzzz.....zzzzzzzz...muito sono de futebol e muita incompetência acordada nas quatro linhas. Unidos (que estava independente nas jogadas) e o Independente(que estava unidos nos erros) fizeram um pífio jogo cheios de maresia e pouca inspiração! Assim não vão andar muito neste campeonato. Melhorem seus elencos e vise na imagem da alegria de jogar futebol do PSV. Assim irão longe!"

Por: Márcio

Jogos da Rodada 18/08/2013



PSV    6 X 3   Ideal  


1º Tempo: A partida teve início já com a equipe do PSV indo com tudo pra cima do  Ideal. Renato tentou surpreender o goleiro Jakson, mas mandou por cima da meta. John Ewerton fez boa jogada e Dinei impediu a progressão do atacante adversário. No primeiro lance de ataque do Ideal Keno avançou rapidamente pela direita e soltou a bomba para fazer 1 x 0 para o Ideal.  O Ideal após este gol além de equilibrar a partida passou ter mais chances como a que Alex Santos perdeu na entrada da área do PSV. Cobrança de lateral para o PSV e o zagueiro Luís Carlos subiu livre e cabeceou pra fora. Novamente Luís  Carlos  cabeceou com perigo a bola passou rente à trave do Ideal. O PSV passou a dominar novamente a partida e até Keno ia ajudar na zaga do time da Rua Ideal. Ivanzinho chutou e Junio Félix defendeu com dificuldade. O empate do PSV surgiu após uma cobrança de falta feita por Renato; John Ewerton subiu livre e  deixou tudo igual: 1 x 1. A equipe do Técnico Eliseu  fazia das jogadas aéreas o seu forte e Jones quase faz o dele de cabeça. Outra bola  lançada na área e o zagueiro Luís Carlos subiu, cabeceou e Jakson mandou para escanteio. Falta perigosa para a equipe da Barragem: após a cobrança a bola sobrou para Renato fazer o segundo do PSV e virar o resultado do jogo: 2 x 1 para o PSV.  Só que não deu tempo para comemoração, pois, o artilheiro do Ideal  Alex Santos deixou tudo igual: 2 x 2. Realmente um grande jogo que terminou empatado nesta primeira etapa e teve Keno e Alex Santos como destaques no Ideal e no PSV  foram  John Ewerton e  zagueiro Luís Carlos.

2º Tempo: Substituições no Ideal: entraram o goleiro Osmar e o atacante Tiago Gomes no lugar de Jakson e de Ednaldo respectivamente. Após três cobranças de escanteios seguidas o Ideal voltou a balançar as redes do PSV com  o atacante Tiago Gomes de cabeça: 3 x 2 Ideal. A partida ficou mais truncada com as equipes tentando encontrar um brecha  na marcação. John Ewerton  avançou e chutou em direção a área e o zagueiro Helder foi cortar e mandou a bola contra a sua meta: 3 x 3. O Técnico Paulinho colocou Arivaldo no lugar de Ivanzinho. E Eliseu colocou Jonas no lugar de Renato e Adriano no lugar de Diego pelo PSV. Então veio o lance decisivo da partida: o jogador Keno recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.  Com um a mais e fazendo uma grande partida a equipe da Rua da Barragem cresceu e passou a ter o domínio da partida. O quarto gol do PSV  amadurecia a cada instante e coube a Jones a missão de fazê-lo com um chute de da entrada da área: 4 x 3 PSV. O jogo ficou tenso. Novamente Jones entrou livre e fez o quinto: 5 x 3  para o PSV. O Ideal ainda tentava esboçar uma reação, mas o meio do PSV estava compacto com Jonas e o zagueiro Luís Carlos. John Ewerton avançou e fez o sexto para equipe de Eliseu: 6 x 3. Com este gol John Ewerton é o artilheiro isolado da competição. Saíram Tauã e Helder e entraram Verdura e Adalberto no Ideal. Saiu John Ewerton e entrou Juninho.  O PSV seguia atacando e apesar do placar elástico não fazia retranca. Luís Carlos arriscou de longe a bola  passou a esquerda de Osmar. Mais dois ataques do  PSV encerraram a partida: primeiro com Leandro que entrou livre e Osmar salvou com o pé e na outra Juninho invadiu a área e chutou fraco facilitando a defesa de Osmar. Final de jogo PSV 6 x 3 Ideal este resultado deu a liderança do grupo ao PSV. Ao Ideal  resta reavaliar a situação e erguer a cabeça, pois ainda lidera o seu grupo B.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09:13 hs.
Árbitro: Emílson  Freitas
Gols: John Ewerton(03), Jones(02) e Renato(PSV) e Keno, Alex Santos e Tiago Gomes(Ideal)  


PSV:1-Junio Félix, 4-Luís Carlos, 3-Rosenilton, 14-Diego(2-Adriano),       19-Itamar, 8-Renato(18-Jonas), 16-John Ewerton(7-Juninho) e             17-Jones(10-Leonardo)
Técnico:  Eliseu

Ideal: 1-Jakson (12-Osmar); 18 Dinei, 30-Tauã (63-Verdura), 18-Helder   (70-Adalberto),  8-Ivanzinho (74-Arivaldo), 83-Nado(11-Tiago Gomes),  84-Keno  e  29-Alex Santos. 
Técnico:  Paulinho

Por:  Jucênio



   Independente  1 x 1  Unidos



1° Tempo: A equipe do Unidos buscava reabilitação e  a equipe do Independente se manter na parte de cima da tabela em seu grupo. A bola rola e Igor chutou de fora da área e surpreendeu o goleiro César, abrindo o placar. Independente 1 x 0 Unidos. O gol foi o mais rápido do certame até o momento. Parecia que iríamos ter mais uma goleada. Só que a equipe do Unidos acordou e respondia com Ronaldo e Manoel.   Ronaldo tabelou com Maroto e após finalização a bola sobrou para Ronaldo dá uma bicicleta e acertar o ângulo do goleiro Sérgio. Independente 1 x 1 Unidos. Orlando tentou de longe a bola passou muito perto do gol de César. Para os Unidos Walney cobrou falta e Sérgio com as pontas dos dedos tocou o suficiente para desviar a bola e a mesma tocou o travessão. Mais uma vez o Unidos em boa triangulação com Ronaldo, Maroto e Levi, Ronaldo finalizou, mas Vágner salvou. Orlando tentou novamente a bola parou na defesa. Levi chutou forte, Sérgio defendeu. As equipes passaram a tentar o chute de longe, pois não conseguiam penetrar na defesa adversária. Igor e Orlando pelo Independente e Maroto e Manoel para os Unidos. Assim terminou a primeira etapa. Independente 1 x 1 Unidos.

2° Tempo: Unidos voltou com uma mudança em relação à equipe que terminou a primeira etapa, saiu Levi e em seu lugar entrou Luciano. Já o Independente voltou com a mesma formação. O Independente voltou disposto a ganhar a partida e foi pra cima do Unidos, Igor num belo chute  obrigou César a se esticar para fazer a defesa. Vágner desperdiçou chance dentro da área chutando pra fora. Falta para o Independente, Orlando cobrou com perigo. A partida esfriou um pouco e as equipes limitavam-se a chutar em gol nas cobranças de faltas. Luciano cobrou falta e Sérgio defendeu no reflexo. Independente mudou saiu Uilans e entrou Jonathan. Jairo de cabeça quase marcou para o Independente. Nova mudança no Independente saiu Jairo e entrou Júlio. Os Unidos também promoveram mudanças, saíram Ronaldo e Manoel e entraram Celso e Sidnei. A dupla por muito pouco não marcou, Sidnei cobrou falta e Celso não conseguiu cabecear. Sidnei tentou de longe, mas a defesa salvou. Confusão na área do Unidos a bola sobrou para Júlio cabecear, mas Eliomar em cima da linha salvou. Igor ainda tentou de longe, porém Cesar defendeu e assim terminou a partida Independente 1 x 1 Unidos.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 10:25 hs.
Árbitro: Nonato
Gols: Igor (Independente) e Ronaldo (Unidos) 


Independente: 12-Sérgio; 10-Pipoca e 20-Vagner; 13-Clesio 03-Orlando e 06-Jairo (16-Júlio); 17-Igor e 08-Uilans (18-Jonathan). Técnico: Júlio Francisco
Unidos: 31-Cesar; 03-Walney e 04-José Eliomar; 20-Manoel (15-Sidnei), 13-Reinaldo e 11-Maroto; 10-Ronaldo (07-Celso) e 17-Levi (08-Luciano). Técnico.  Djalma Dias.
Por: Pedro