quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Poluição visual


             
Captamos muitas coisas ao nosso redor e a festa das cores, brilho e movimento nos chama a atenção para  observarmos o meio onde vivemos. Partindo de um lugar para  o outro somos instigados e atraídos por algum tipo de propaganda ou imagem que nos distrai, informa ou até mesmo contraria  nossa opinião. “A propaganda é a alma do negócio” diz a coluna mestra para todas as outras propagandas que visam o retorno financeiro sem se preocupar muitas vezes como são feitos os anúncios. Por todos os lugares a maioria dos produtos são  apresentados  sem o mínimo escrúpulo e buscando apenas atingir e convencer o consumidor  para a aquisição do diversos bens e serviços seja em forma de cartazes, outdoors, totens, banners ou qualquer outro. Não bastasse a parafernália publicitária, os incontáveis fios telefônicos e de luz e força forma uma imensa “teia de aranha” causando um aspecto desagradável que só perde para os traços confusos e psicodélicos dos pichadores que buscam os lugares mais inusitados para promover a  sua “arte”. As moradias também tem a sua parcela de enfeiamento da paisagem, pois, os prédios nem sempre estão pintados e as casas dos bairros suburbanos em sua maioria não possuem o reboco externo e muito menos pintura. A paisagem verde e vicejante foi usurpada e substituída pelo frio e duro concreto armado. Nos nossos caminhos vemos rostos sorridentes e “fotoshapados”....São os candidatos que almejam  um cargo político no próximo pleito municipal. Eles deveriam lembrar que este tipo de propaganda transforma  a cidade num verdadeiro “monturo visual” que baratina o eleitor e não serve como “cartão de visitas” para o futuro político. Não importa o lugar: fachadas das casas, prédios, árvores, paisagens naturais, carros, camisas, etc. lá estão um emaranhado de números, nomes e “caras sorridentes”....sempre sorridentes!! O povo é  alvo! Depois da Ficha limpa que tal o Cidade limpa? Pela noite não é diferente:  luzes em excesso, back lights, faróis de automóveis e letreiros luminosos entre outros ofuscam a vista e escurecem o bem estar do cidadão moderno que passa a ser visto apenas como um “andróide” privado de sentimentos e  rotulado como um consumidor em potencial pronto para adquirir tudo o que vier pela frente!  Até as placas de sinalização de trânsito são dispostas muitas vezes uma por cima da outra e acabam  confundindo mais do que informando. Os ônibus com sua “bandeira” luminosa que pretende “respeitar o idoso” confundem mais do que informa qual o real itinerário do lotação. Lixo por toda a parte! Falta de conservação dos moradores; pichações e grafitagens, sujeira e pessoas que pouco faz uso dos princípios de educação e cidadania para manter visualmente saudável o nosso meio ambiente. É preciso investir em educação de qualidade, desenvolver políticas públicas que contribuam para a urbanização do meio ambiente inserindo também elementos paisagísticos naturais que contribuam efetivamente para o bem estar das pessoas.    

Jucênio

Nota da LESA


No   LESA CIRCULANTE  do dia  20 de agosto de 2012 não foi  veiculada  a nota de falecimento de            Sr. Edmundo, Diretor  e dono Boca Júniors da Barragem. Ele  que sempre que podia comparecia a Treze para prestigiar e apoiar o nosso trabalho.

Segue nossos pêsames.

Equipe LESA e LESA CIRCULANTE

Raio X da Rodada 26/08/2012


"Um jogão! Pegado! Faltas duras, simulações, expulsão, ingredientes de um clássico! Raça e Vila fizeram um talvez tira-teima de uma possível final. Marcelo goleiro do Raça fez uma defezaça e manteve o Raça no jogo se bem que o Vila jogou muito no primeiro tempo e o Raça o fez no segundo. Uma partida memorável onde a supremacia do conjunto Vilariano apareceu e ganhou para um time que na minha modesta opinião está em decadência de jogadores de alto porte técnico e que suava cada pedaço da camisa "Racista". Vila! líder e diz a todos o que quer:Ser campeão! O Raça está caindo pelas tabelas e precisa reagir.Pegará o São José.E ai? PSV e Treze eu não acompanhei o jogo mais pelo resultado o time de Letras mostrou o seu alfabeto e pela terceira vez ganhou(iguala ao Esperança e Fim de Linha). Três  times do grupo A e cinco times do grupo B.  Mostra a qualidade dos grupos e suas decisões!"Cada vez melhor este melhor campeonato de todos os tempos. Que venha mais jogos!"

   Por Márcio

Jogos da Rodada 26/08/2012


Raça  0  x  1  Vila
1º tempo:  Depois de muita expectativa com relação a este jogo  as equipes se apresentaram e partida. Quem deu logo seu cartão de visitas foi o artilheiro Rodrigo que acertou a trave do Raça e na volta o mesmo Rodrigo obrigou  Marcelo  a praticar uma defesa difícil. Após esta jogada o Raça conseguiu equilibrar  o jogo e se apresentar mais ofensivo, porém a  zaga do Vila  com Trezeguet e Ubirajara estava bem postada.  Léo arriscava suas bombas, mas a bola passava distante do gol  de  Marcelo. Rodrigo também tentou deixar o seu. O Raça acertou a trave do  Vila com Luís  Cláudio”Cal”. A partida a cada lance ganhava um  aspecto tenso. Mundinho, Ubirajara, Trezeguet e Vítor eram melhores no time da Vila Canária.  No Raça eram  Cal, Expedito Júnior  e Jorge   os que melhor atuavam. Vitor Barreto fez boa jogada Rodrigo chutou, Marcelo defendeu e na volta Rodrigo livre cabeceou e Marcelo fez ótima defesa. Realmente uma defesa muito difícil. A partida seguia com uma boa mobilidade das equipes devido à grande qualidade técnica dos jogadores envolvidos na disputa, mas a  criação de lances de perigo se dava de forma esporádica com os chutes de Mundinho, Vítor e Rodrigo pelo Vila  e  Pequeno, Cal, Jorge e Sinho pelo Raça. O clássico seguia tenso e com  lances  de força e excesso  de vontade. A zaga do Vila começava a se destacar e o Raça não conseguia acertar a meta do goleiro André  que, diga-se de passagem era de estatura pequena para a função de goleiro; o mesmo se garantia em bolas de meia altura e rasteiras  e as bolas que viajavam pelo alto eram cortadas  por Ubirajara e Trezeguet. A equipe azulina da Rua  Seis de Janeiro despedaçava com isso gols e o tempo ia acabando. Adielson lançou Mundinho que perdeu uma boa  chance de  gol. Fim do primeiro tempo com o placar igual como começou: 0  x 0.

  2º Tempo: Na segunda etapa a partida permanecia truncada e com boa marcação no meio de campo por ambas as equipes. Saiu Léo e entrou Victor Fernandes. E o Vila chegou ao seu gol após uma cobrança de lateral, onde o árbitro Marcão confirmou o desvio de Vítor Barreto para o gol: Vila 1 x  0 Raça, para alegria da torcida da Vila Canária que veio prestigiar a sua equipe. Este gol deixou as equipes com os nervos à flor da pele, pois, os zagueiros e o goleiro do Raça Marcelo reclamaram uma irregularidade no lance. A partida, então,  ficou nervosa e Fábio, zagueiro do Raça foi expulso. Mesmo com um homem a menos o Raça não modificou a sua postura tática. Saiu Jorge e entrou Diefson pelo Raça. Marcelo cobrou a falta e  a bola passou pela barreira e pelo goleiro André, mas bateu em cima do jogador Expedito Júnior do próprio Raça. Cal quase marca. Outra chance perdida. Só dava Raça. Confusão na área “bate cabeças” de Trezeguet e do goleiro André e...outra chance perdida do azulino da Rua Seis de Janeiro.   O Raça bombardeava  o gol do Vila, mas não conseguia ser eficiente. Fato  confirmado pelo gol que Expedito Júnior subiu, livre de marcação,  cabeceou e a bola quicou no chão e cobriu o gol de André. Mundinho fez boa jogada e deixou  Victor na cara do gol, mas ele perdeu. Ubirajara saiu e entrou Fábio Rosário. O jogo seguia nervoso e disputado. Saiu Vitor entrou Márcio Rocha. Mundinho entrou livre e perdeu outra grande chance de ampliar o placar. Saiu Fofo e entrou Xexéu. O Raça passou a tentar o empate de todas as formas e até o goleiro Marcelo subia ao  ataque para cobrar faltas. Isso gerava contra ataques perigosos do time do Técnico  Roseval. No Vila ainda entrou: Márcio Pereira no lugar de Adielson. No Raça entrou Bira no lugar de Pequeno. Com o fim do jogo vieram os protestos da equipe da Rua Seis de Janeiro contra o árbitro Marcão. O Vila venceu o clássico por 1 x 0 e além de liderar o campeonato, consolidou a sua classificação para o mata mata.  A equipe do Raça voltará a campo no dia 16/09 onde enfrentará o São José às 10:20hs  e  o Vila no dia 23/09, fará outro grande clássico também às 10:20hs  contra o Ideal.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio    
Hora: 09h25mi
Árbitro: Marcão
Gol: Vítor Barreto   

Raça:1-Marcelo,3-Fofo(8-Anderson“Xexéu”),18-Fábio,15 Pequeno (13-Bira), 6-Ueverson “Sinho”, 11-Expedito, , 7-Jorge Prazeres (4-Diefison)  e  16-Cal
Técnico: Jóbson

Vila: 12-Robson, 20-Ubirajara(74-Fábio Rosário), 66 Ednaldo”Trezeguet”, 78-Adielson(68-Márcio Pereira),50 Leonardo”Léo”( 45-Víctor) , 85-Vítor (59-Márcio Rocha),  89 Mundinho e 60-Rodrigo   
Técnico: Roseval

Por: Jucênio
____________________________________________________


      PSV   4  x 3  Treze de Maio


1º Tempo: Em busca de selar sua classificação à próxima fase o PSV apareceu sem muitas novidades, já a Treze de Maio trouxe uma equipe diferente talvez pelo momento que vive na competição. Logo no início Sandrinho deu um chute cruzado assustando o arqueiro Jeferson. Renato respondeu a altura e Rodrigo mostrou firmeza para fazer a defesa. Itamar cobrou lateral e Rodrigo impediu de Luiz Carlos abrir o placar para o PSV. A defesa da equipe da Treze erra e Renato perde um gol incrível. Mais um gol perdido ou mais uma defesa de Rodrigo? Só sei que José Roque Também perdeu o gol. O PSV ia “cozinhando” a defesa adversária, aliás muito jovem. Já a Treze de Maio tentava se encontrar na partida e Tiago, Gilson, Sandrinho e até o veterano Valdeilton”Cabecinha” tentavam alguma coisa. Aí o PSV resolveu mostrar as caras e abriu o placar com Gilmar em belo estilo colocando a bola no ângulo. PSV 1 x 0 Treze de Maio. A torcida do PSV ainda comemorava quando Tiago deixou Sandrinho livre para empatar a partida. PSV 1 x 1 Treze de Maio. Assim terminou a primeira etapa.

2º Tempo: A Treze mudou saiu Tiago e entrou Ademir. Quem também mudou foi o PSV, mas não foi de altleta não, mudou foi o placar com Renato cobrando escanteio e Robson de cabeça marcou o gol. PSV 2 x 1 Treze de Maio. Mais um gol do PSV, confusão na área e Renato aproveita e faz o dele, porém a torcida da Treze de Maio protestava por uma irregularidade. PSV 3 x 1 Treze de Maio. A Treze não acertava nada, até saída de bola errou. Gilmar chutou cruzado e Robson desta vez não aproveitou. Já Itamar acerta o pé e marca o quarto gol do PSV, parecia mais uma goleada, parecia. PSV 4 x 1 Treze de Maio. Luis Carlos segurou Ademir dentro da área e o juiz marcou a falta, falta dentro da área é pênalti. Sandrinho então cobrou e marcou. PSV 4 x 2 Treze de Maio.A Treze passou a pressionar e quase marcou com Ademir, depois com Gilson. Eliseu então deu gás novo a sua equipe, entraram José Marcos, Edson e Igor e saíram José Roque, Rosenilton e Itamar respectivamente. Guerreiros Gilson e Sandrinho lutaram bastante e Sandrinho foi premiado com sua luta, após a defesa do PSV brincar, ele aproveitou e marcou seu terceiro gol na partida, o terceiro da Treze. PSV 4 x 3 Treze de Maio. Já não havia mais tempo para nada  e o árbitro encerrou a partida.  A equipe do PSV, classificado,   fará  sua última partida da primeira fase no dia 16/09   contra o Esperança,  às 09:00hs e a Treze se despede do campeonato 2012 da Categoria Livre tentando obter pelo menos uma vitória contra o Bahia   no dia  23/09,  também  às 09:00hs.


FICHA TÉCNICA DA PARTIDA:
Local: Campo da Treze de Maio
Hora: 10h35min
Árbitro: Cleribe
Gols: Gilmar, Robson”Robinho”,Itamar e Renato (PSV) e Alexsandro “Sandrinho” (03) (Treze de Maio)

PSV: 01-Jeferson, 04-Luis Carlos, 06-Rosenilton(03-Edson), 13-Gilmar, 14-Itamar(15-Igor) e 10-Renato; 08-José Roque(11-José Marcos) e 09-Robson(05-Charles Ribeiro). Téc. Eliseu de Oliveira.


Treze de Maio : 01-Rodrigo, 02-Charles da Silva e 04-Silvestre; 07-Valdeilton”Cabecinha”, 17-Tiago(08-Ademir) e 10-Alexsandro”Sandrinho”; 11-Luan e 09-Gilson. Téc. Ademir.